PERFIL CLÍNICO-NUTRICIONAL E CONSUMO ALIMENTAR DE IDOSOS DO PROGRAMA TERCEIRA IDADE, OURO PRETO-MG

Autores

  • Helena Dória Ribeiro de Andrade Previato Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Fernanda Schitine Soares de Barros Universidade Federal de Ouro Preto
  • Juliana de Bragança Martins Mello Universidade Federal de Ouro Preto
  • Fernanda Cacilda dos Santos Silva
  • Margarete Nimer

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2015.15014

Palavras-chave:

Nutrição, consumo alimentar, idoso.

Resumo

Objetivo: Avaliar o perfil clínico-nutricional e alimentar de idosos participantes do Programa da Terceira Idade Vitalidade e Cidadania, de Ouro Preto, Minas Gerais. Materiais e Métodos: Realizou-se estudo transversal com 28 idosos de faixa etária ≥ 60 anos. Na análise antropométrica, foram aferidos peso, altura, perímetro da cintura e calculado o índice de massa corporal. Os dados bioquímicos analisados foram: colesterol total e frações, triglicerídeos e glicose. Investigou-se também a presença de diabetes e hipertensão. A avaliação do consumo alimentar foi realizada por questionário de frequência alimentar. Para a análise estatística, utilizou-se o software PASW versão 17.0. Resultados: Houve prevalência de excesso de peso (53,6%), perímetro da cintura elevado (67,9%), alterações no perfil glicêmico (56,5%) e hipertensão (82%). Na análise dietética, apesar de 100% dos idosos relatarem o consumo de cereais, leguminosas, frutas e hortaliças, a ingestão de alimentos ultraprocessados (93%) e com alto índice glicêmico (89%) foi elevada. Conclusão: A maior parte dos idosos apresentou excesso de peso, adiposidade abdominal, alterações glicêmicas, hipertensão e alto consumo de alimentos processados, o que reforça a necessidade de orientações nutricionais específicas para este grupo etário.

DOI: 10.12957/demetra.2015.15014

 

 

Biografia do Autor

Helena Dória Ribeiro de Andrade Previato, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutoranda em Alimentos e Nutrição pela UNICAMP. Mestre em Saúde e Nutrição pela UFOP. Nutricionista graduada pela UFOP. Especialista em Nutrição Clínica pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN). Tem experiência em nutrição clínica com atuação em hospitais. Como docente da UFOP ministrou as disciplinas Dietoterapia, Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica, Introduação à Nutrição Clínica e Patologia da Nutrição. Atualmente trabalha com consumo alimentar, nutrição do idoso, promoção à saúde. É colaboradora do Projeto de Extensão da UFOP - Assistência Nutricional e Dietoterápica aos Integrantes do Programa Terceira Idade, Ouro Preto, MG.

Publicado

2015-06-20

Como Citar

Previato, H. D. R. de A., Barros, F. S. S. de, Mello, J. de B. M., Silva, F. C. dos S., & Nimer, M. (2015). PERFIL CLÍNICO-NUTRICIONAL E CONSUMO ALIMENTAR DE IDOSOS DO PROGRAMA TERCEIRA IDADE, OURO PRETO-MG. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 10(2), 375–387. https://doi.org/10.12957/demetra.2015.15014

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE