AVALIAÇÃO DA ADEQUAÇÃO DO TEOR DE IODO EM AMOSTRAS DE SAL REFINADO E DE SAL GROSSO COMERCIALIZADO EM OURO PRETO-MG, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2015.13481Palavras-chave:
iodo, sal, legislaçãoResumo
Introdução: A iodação do sal tem sido recomendada como principal medida de saúde pública para a prevenção e controle dos distúrbios por deficiência de iodo (DDI), por ter aplicação segura e apresentar relação custo-benefício satisfatória. Pela legislação brasileira, o sal destinado ao consumo humano deve conter iodo na proporção de 20mg até 60mg por quilo do produto. Dessa forma, o monitoramento contínuo e a vigilância são necessários para manter o teor de iodo no sal dentro desses limites. Objetivo: Avaliou-se a iodação efetiva de sal refinado e grosso comercializados na cidade de Ouro Preto-MG. Material e Métodos: Foram coletadas 66 amostras de 16 marcas diferentes, 40 delas de sal refinado e 26 de sal grosso. Foi realizada a dosagem do teor de iodo em triplicatas, utilizando solução padronizada de tiossulfato de sódio, conforme preconizado nas Normas Analíticas do Instituto Adolfo Lutz. Resultados: A análise estatística quanto ao tipo de sal e à concentração de iodo nas amostras mostrou que 7,5% das amostras de sal refinado, 53,85% das amostras de sal grosso e 25,76% do total não satisfazem a exigência da legislação em vigor. Conclusão: Comparados com resultados de estudos realizados anteriormente, os teores de iodo verificados nas amostras de sal refinado indicam melhoria no monitoramento da iodação do sal, que é considerada uma ação eficaz de saúde pública para prevenir e controlar os DDIs.
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/demetra.2015.13481
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.