A CIRCULAÇÃO DE PESSOAS INFLUENCIA A DISPONIBILIDADE DE RESTAURANTES, BARES E LANCHONETES? UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2015.14699Palavras-chave:
Nutrição em Saúde Pública, Alimentação, Ambiente, Restaurantes, Meios de Transporte, Fatores SocioeconômicosResumo
Objetivo: Descrever a distribuição de restaurantes, bares e lanchonetes no município de São Paulo; e avaliar a correlação entre a densidade desses estabelecimentos e a rede de transporte público, utilizada como proxy da circulação de pessoas. Metodologia: Estudo transversal no qual foram auditados todos os restaurantes, bares e lanchonetes e similares, encontrados nos 52 setores censitários avaliados, pertencentes a 13 diferentes distritos administrativos do município de São Paulo. Foi realizada análise descritiva dos dados e avaliada a correlação entre a densidade de estabelecimentos e da rede de transporte público, ajustada pela renda familiar no distrito administrativo onde cada estabelecimento estava localizado. Resultados e Discussão: Foram avaliados 472 restaurantes, bares e lanchonetes, sendo a maioria encontrada em áreas de nível intermediário de renda. A densidade total de estabelecimentos foi correlacionada de forma positiva com a densidade de rede de transporte público, ajustada pela renda familiar. Resultado semelhante foi encontrado quando apenas os restaurantes de comida rápida foram incluídos na análise. Em outros países, a relação entre transporte público e ambiente alimentar tem sido explorada apenas em relação ao acesso a supermercados e hipermercados e ao consequente melhor acesso a alimentos saudáveis. Conclusão: Verificou-se maior densidade de restaurantes, bares e lanchonetes em áreas com maior cobertura da rede de transporte público, assim intervenções focadas no ambiente alimentar devem priorizar áreas com maior densidade de transporte público, a fim de atingir um grande número de pessoas e estabelecimentos, garantindo a aplicabilidade dos recursos.
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/demetra.2015.14699
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.