HUMOR NUMA HORA DESSAS? A RELEVÂNCIA DO HUMOR PARA A PROFICIÊNCIA EM LEITURA

Autores

  • Claudia Moura da Rocha UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/seminal.2021.59230

Palavras-chave:

Humor. Leitura. Semiótica. Linguística Textual.

Resumo

O texto de humor demanda de seus leitores estratégias e habilidades de leitura requeridas para se ler outros tipos de texto. Por essa razão, acreditamos que ele possa ser empregado no ensino de língua portuguesa, a fim de promover a proficiência em leitura, uma vez que seu leitor deverá empregar seu conhecimento de mundo e avaliar o contexto para preencher as lacunas e informações implícitas de um texto. Neste trabalho, partimos das contribuições da Linguística Textual (KOCH, 2002; KOCH; ELIAS, 2006) e da Semiótica, em especial, a sua aplicação ao texto verbal empreendida por Simões (2019), que a denominou de Teoria da Iconicidade Verbal (TIV). Escolhemos como corpus de análise os textos fictícios publicados pelo site Sensacionalista.

Downloads

Publicado

2021-05-01

Como Citar

Rocha, C. M. da. (2021). HUMOR NUMA HORA DESSAS? A RELEVÂNCIA DO HUMOR PARA A PROFICIÊNCIA EM LEITURA. Caderno Seminal, 37(37). https://doi.org/10.12957/seminal.2021.59230