HUMOR NUMA HORA DESSAS? A RELEVÂNCIA DO HUMOR PARA A PROFICIÊNCIA EM LEITURA

Conteúdo do artigo principal

Claudia Moura da Rocha

Resumo

O texto de humor demanda de seus leitores estratégias e habilidades de leitura requeridas para se ler outros tipos de texto. Por essa razão, acreditamos que ele possa ser empregado no ensino de língua portuguesa, a fim de promover a proficiência em leitura, uma vez que seu leitor deverá empregar seu conhecimento de mundo e avaliar o contexto para preencher as lacunas e informações implícitas de um texto. Neste trabalho, partimos das contribuições da Linguística Textual (KOCH, 2002; KOCH; ELIAS, 2006) e da Semiótica, em especial, a sua aplicação ao texto verbal empreendida por Simões (2019), que a denominou de Teoria da Iconicidade Verbal (TIV). Escolhemos como corpus de análise os textos fictícios publicados pelo site Sensacionalista.

Detalhes do artigo

Como Citar
Rocha, C. M. da. (2021). HUMOR NUMA HORA DESSAS? A RELEVÂNCIA DO HUMOR PARA A PROFICIÊNCIA EM LEITURA. Caderno Seminal, 37(37). https://doi.org/10.12957/seminal.2021.59230
Seção
Visões Semióticas (Homenagem à Darcilia Simões)