VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO NOS DOCUMENTOS OFICIAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A variação linguística é um fenômeno intrínseco às línguas. No entanto, existe uma espécie de consenso entre estudiosos e educadores de que ela não é abordada adequadamente no ensino de Língua Portuguesa. Nosso objetivo é refletir sobre a temática, verificando como a abordagem da variação linguística vem sendo implementada no ensino de língua materna. Para tal, neste artigo, realizamos uma análise comparativa de dois documentos oficiais, os PCN e a BNCC, que são responsáveis por nortear a formulação de currículos e de livros didáticos de Língua Portuguesa.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.