A SINGULARIDADE DO CORDEL DE RAIMUNDO SANTA HELENA

Autores

  • Aira Suzana Ribeiro Martins CPII

DOI:

https://doi.org/10.12957/seminal.2021.59227

Palavras-chave:

Literatura de cordel. Semiótica. Oralidade. Escrita.

Resumo

Este texto propõe tecer algumas considerações acerca da obra do cordelista Raimundo Luiz do Nascimento, conhecido como Raimundo Santa Helena (1926-2018). Nascido na Paraíba, jovem, passou a residir no Rio de Janeiro, onde produziu a maior parte de sua obra. Os versos do poeta abordam variados temas, em especial, aqueles relacionados às notícias divulgadas pela mídia. Esses poemas são, em geral, apresentados ao lado de outras linguagens, como colagens de manchetes e notícias de jornal, podendo ser acompanhadas pelas fotos que ilustram as matérias. Essa prática conduz à reflexão sobre o caráter semiótico dos versos de Santa Helena. Para fundamentar este estudo, buscar-se-á o auxílio da teoria semiótica de extração peirceana (PEIRCE, 1975). Os escritos de Zumthor (1993) trarão também importantes contribuições, em virtude das relações do cordel com a poesia medieval em diversos aspectos, entre eles, o papel da palavra falada na apresentação dos versos escritos pelo poeta.

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Publicado

2021-05-01

Como Citar

Martins, A. S. R. (2021). A SINGULARIDADE DO CORDEL DE RAIMUNDO SANTA HELENA. Caderno Seminal, 37(37). https://doi.org/10.12957/seminal.2021.59227