O TEXTO E O ENSINO DA LÍNGUA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Muito se discute sobre a dificuldade dos estudantes em interpretar satisfatoriamente e redigir um texto de forma coerente e coesa. Alguns acreditam que essas competências podem ser adquiridas com o hábito de leitura. Sem dúvida, a prática de leitura é essencial para o desenvolvimento da compreensão leitora e da escrita, porém essa atividade não é suficiente para que o indivíduo seja capaz de perceber o funcionamento da língua e refletir sobre ela. Com o conhecimento da Gramática, o indivíduo será capaz de reconhecer as características dos vários usos a que a língua se propõe e ter a habilidade de empregar o registro adequado às necessidades comunicativas. Nesse sentido, nosso trabalho pretende refletir sobre a necessidade do ensino da Gramática para que o aluno adquira condições de, futuramente, buscar informação, de forma autônoma, em diferentes fontes. Para que esse objetivo seja alcançado, é necessário que a reflexão sobre os usos da língua seja constante, tendo o texto como base. Desse modo, propomos, neste texto, uma atividade de leitura associada ao estudo dos elementos linguísticos. Tencionamos, com tal prática, que o aluno perceba a função da língua na construção do texto e faça uma reflexão sobre seus usos. Acreditamos, ainda, que atividades como essa contribuam para o respeito às variedades linguísticas e a compreensão da necessidade de adequação do registro às diferentes situações por parte do aluno.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.