O POEMA: FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL

Conteúdo do artigo principal

Aira Suzana Ribeiro Martins

Resumo

Como sabemos, um dos objetivos do ensino da escola é levar o aluno ao
domínio da língua padrão em situações concretas de interação. É necessário, do mesmo modo, que o indivíduo tenha percepção clara das diferenças entre as formas de expressão, de acordo com as situações em que se encontre. A grande dificuldade do professor é motivar o aluno para a produção de um texto. Nesse sentido, acreditamos que a criação de situações que levem o aluno ao sentimento de prazer pela leitura e produção de um poema seja um elemento facilitador inicial para o sucesso das aulas de produção textual. Nosso trabalho pretende fazer o relato de atividades de leitura e produção do gênero poético, com vistas ao prazer estético e motivação para a criação de textos.

 

As we know, one of the goals of school education is to make students master
their standard language in real-life interaction situations. Accordingly, an individual needs to have a clear understanding on the differences between forms of expression, according to the situations in which they find themselves. The great challenge for teachers is to motivate a student to produce a text. In this regard, we believe that creating situations that lead students to a feeling of pleasure when reading and producing a poem is an initial facilitating element for success in textual production classes. Our work aims to provide a report on activities of poetry reading and production, focused on an aesthetic pleasure and motivation for text creation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MARTINS, Aira Suzana Ribeiro. O POEMA: FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, v. 26, n. 26, 2017. DOI: 10.12957/cadsem.2016.27173. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/27173. Acesso em: 28 mar. 2025.
Seção
Tema Livre