WEBQUEST E A CONSTRUÇÃO DE LEITORES-AUTORES NA ERA DIGITAL
Resumo
A WebQuest, tecnologia educacional criada por Bernie Dodge em 1995, pode estimular a aquisição de letramentos digitais durante a formação básica, promovendo o uso da leitura e da escrita no ciberespaço e atuando na construção de cidadãos críticos multiletrados que consigam se posicionar, de modo consciente e construtivo, em diversas esferas. Segundo seu criador, essa metodologia é vantajosa, por ser acessível e sem custos aos docentes e à escola, e pode transformar o ambiente de ensino tradicional em um contexto mais dinâmico e estimulante ao aprendizado. Sendo assim, este estudo tem por objetivo verificar a aplicabilidade dessa ferramenta no ensino de Língua Portuguesa. Concluímos, então, que é preciso rever como as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) são inseridas em sala de aula, pois se elas não conseguirem fazer com que o aluno transforme a informação em conhecimento aplicado não estarão cumprindo adequadamente a sua função educacional.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.12957/cadsem.2018.34160
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN: 1414-4298 | e-ISSN: 1806-9142

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.