WEBQUEST E A CONSTRUÇÃO DE LEITORES-AUTORES NA ERA DIGITAL

Conteúdo do artigo principal

Denise Salim Santos
Rafaela Capitanio Zanoni

Resumo

A WebQuest, tecnologia educacional criada por Bernie Dodge em 1995, pode estimular a aquisição de letramentos digitais durante a formação básica, promovendo o uso da leitura e da escrita no ciberespaço e atuando na construção de cidadãos críticos multiletrados que consigam se posicionar, de modo consciente e construtivo, em diversas esferas. Segundo seu criador, essa metodologia é vantajosa, por ser acessível e sem custos aos docentes e à escola, e pode transformar o ambiente de ensino tradicional em um contexto mais dinâmico e estimulante ao aprendizado. Sendo assim, este estudo tem por objetivo verificar a aplicabilidade dessa ferramenta no ensino de Língua Portuguesa. Concluímos, então, que é preciso rever como as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) são inseridas em sala de aula, pois se elas não conseguirem fazer com que o aluno transforme a informação em conhecimento aplicado não estarão cumprindo adequadamente a sua função educacional.

Detalhes do artigo

Como Citar
Santos, D. S., & Zanoni, R. C. (2018). WEBQUEST E A CONSTRUÇÃO DE LEITORES-AUTORES NA ERA DIGITAL. Caderno Seminal, 31(31). https://doi.org/10.12957/cadsem.2018.34160
Seção
Dossiê: Ensino de língua: recepção e compreensão