[EM EDIÇÃO] Religiosidade e espiritualidade de profissionais de saúde que cuidam de crianças e suas expressões práticas

Autores

Palavras-chave:

Espiritualidade, Religião, Representações sociais, Criança, Pessoal de Saúde

Resumo

Objetivo: conhecer os saberes e práticas pessoais sobre religiosidade e espiritualidade de médicos e equipe de enfermagem atuantes no cuidado de crianças em processo de terminalidade. Método: estudo qualitativo, descritivo, com 30 participantes, realizado entre abril e julho de 2024, por entrevista semiestruturada. A análise dos textos foi lexical, pelo Alceste, e estatística descritiva sobre o perfil. Aprovou-se a pesquisa em Comitê de Ética. Resultados: a maioria foi de mulheres, com mais de 20 anos de experiência e pós-graduação. A maioria se considera espiritualizada e acredita em divindades, com destaque para kardecistas, católicos e evangélicos. Identificaram-se lacunas na compreensão dos conceitos de religiosidade e espiritualidade e como as práticas se refletem no cotidiano, com orações, meditação e contato com a natureza. Considerações finais: a religiosidade e espiritualidade confortam, apoiam e influenciam o cuidado. Há necessidade de formação e espaços que integrem essas dimensões na prática profissional. 

Biografia do Autor

Thamires Goulart Lambranho de Azevedo, undefined

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Márcia de Assunção Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Doutora da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 

Publicado

30.08.2025

Como Citar

1.
Azevedo TGL de, Ferreira M de A. [EM EDIÇÃO] Religiosidade e espiritualidade de profissionais de saúde que cuidam de crianças e suas expressões práticas . Rev. enferm. UERJ [Internet]. 30º de agosto de 2025 [citado 1º de outubro de 2025];33(1):e91397. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/91397

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)