[EM EDIÇÃO] Religiosidade e espiritualidade de profissionais de saúde que cuidam de crianças e suas expressões práticas
Palavras-chave:
Espiritualidade, Religião, Representações sociais, Criança, Pessoal de SaúdeResumo
Objetivo: conhecer os saberes e práticas pessoais sobre religiosidade e espiritualidade de médicos e equipe de enfermagem atuantes no cuidado de crianças em processo de terminalidade. Método: estudo qualitativo, descritivo, com 30 participantes, realizado entre abril e julho de 2024, por entrevista semiestruturada. A análise dos textos foi lexical, pelo Alceste, e estatística descritiva sobre o perfil. Aprovou-se a pesquisa em Comitê de Ética. Resultados: a maioria foi de mulheres, com mais de 20 anos de experiência e pós-graduação. A maioria se considera espiritualizada e acredita em divindades, com destaque para kardecistas, católicos e evangélicos. Identificaram-se lacunas na compreensão dos conceitos de religiosidade e espiritualidade e como as práticas se refletem no cotidiano, com orações, meditação e contato com a natureza. Considerações finais: a religiosidade e espiritualidade confortam, apoiam e influenciam o cuidado. Há necessidade de formação e espaços que integrem essas dimensões na prática profissional.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Thamires Goulart Lambranho de Azevedo, Márcia de Assunção Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).