[EM EDIÇÃO] Experiências de enfermeiros com intervenções de enfermagem pautadas na espiritualidade
Palavras-chave:
Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Assistência ao Paciente, Classificações das Intervenções de Enfermagem, EspiritualidadeResumo
Objetivo: descrever as experiências de enfermeiros relacionadas aos cuidados pautados em intervenções espirituais. Método: estudo pesquisa qualitativo com abordagem fenomenológica, realizado com 13 enfermeiros com, no mínimo, um ano de experiência no cuidado e na prática com Sistematização da Assistência de Enfermagem. As entrevistas semiestruturadas foram realizadas remotamente via plataforma Google Meeting® e/ou vídeo-áudio. Utilizaram-se as análises ideográficas e nomotéticas obtendo-se, assim, a síntese interpretativa dos dados. Resultados: os enfermeiros utilizam intervenções permeadas por afeto, empatia, carinho e oração junto aos pacientes e familiares, imposição das mãos e Reiki. Considerações finais: a espiritualidade se mostrou presente na prática clínica dos enfermeiros, mas não houve o registro no prontuário, denotando uma inabilidade técnica por parte dos profissionais. Há necessidade de investir em competências comunicacionais, que podem favorecer o seu registro e a ampla interação dos saberes e práticas do cuidado.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fabiano Fernandes de Oliveira, Silvia Cristina Mangini Bocchi, Regina Célia Popim

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).



