[EM EDIÇÃO] Avaliação da intensidade dos sintomas em pacientes com câncer em estadiamento III e IV
Palavras-chave:
Neoplasias, Enfermagem Oncológica, Sinais e Sintomas, Avaliação de Sintomas, Avaliação em EnfermagemResumo
Objetivo: avaliar a intensidade dos sintomas em pacientes com neoplasias avançadas. Método: estudo quantitativo, descritivo, longitudinal, desenvolvido em um hospital universitário no sul do Brasil, incluindo pacientes com neoplasias avançadas. Inicialmente, identificou-se os perfis sociodemográfico e clínico. No seguimento, foram avaliados os sintomas por meio do Edmonton Symptom Assessment System, uma vez por semana. Resultados: os 23 participantes tinham idade média de 53,3 anos, 78,3% se autodeclararam do sexo feminino e seis encontravam-se no estadiamento III, enquanto 17 no IV. Os diagnósticos mais frequentes foram daqueles com neoplasias de mama (30,8%) e de cólon e reto (17,4%). O sintoma com maior média de intensidade foi fadiga (5,35), seguido de ansiedade (5,14) e dispneia (4,54). Conclusão: os sintomas em pacientes com neoplasia avançada podem se manifestar de forma simultânea e, em alguns casos, em picos repentinos de alta intensidade. A avaliação é fundamental para manejo eficaz e melhora da qualidade de vida e sobrevida desses pacientes.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Everton Aguido Muniz, Nen Nalu Alves das Mercês, Shirley Boller, Anderson Ferrari da Silva Cera

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).