[EM EDIÇÃO] Avaliação da intensidade dos sintomas em pacientes com câncer em estadiamento III e IV

Autores

Palavras-chave:

Neoplasias, Enfermagem Oncológica, Sinais e Sintomas, Avaliação de Sintomas, Avaliação em Enfermagem

Resumo

Objetivo: avaliar a intensidade dos sintomas em pacientes com neoplasias avançadas. Método: estudo quantitativo, descritivo, longitudinal, desenvolvido em um hospital universitário no sul do Brasil, incluindo pacientes com neoplasias avançadas. Inicialmente, identificou-se os perfis sociodemográfico e clínico. No seguimento, foram avaliados os sintomas por meio do Edmonton Symptom Assessment System, uma vez por semana. Resultados: os 23 participantes tinham idade média de 53,3 anos, 78,3% se autodeclararam do sexo feminino e seis encontravam-se no estadiamento III, enquanto 17 no IV. Os diagnósticos mais frequentes foram daqueles com neoplasias de mama (30,8%) e de cólon e reto (17,4%). O sintoma com maior média de intensidade foi fadiga (5,35), seguido de ansiedade (5,14) e dispneia (4,54). Conclusão: os sintomas em pacientes com neoplasia avançada podem se manifestar de forma simultânea e, em alguns casos, em picos repentinos de alta intensidade. A avaliação é fundamental para manejo eficaz e melhora da qualidade de vida e sobrevida desses pacientes.

Biografia do Autor

Everton Aguido Muniz, Universidade Federal do Paraná

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Enfermeiro na Unidade de Hematologia e Oncologia do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil.

Nen Nalu Alves das Mercês, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Doutora no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná e no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil.

Shirley Boller, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Mestre em Farmacologia. Professora Doutora no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná e no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil.

Anderson Ferrari da Silva Cera, Universidade Federal do Paraná

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Enfermeiro na Unidade de Hematologia e Oncologia do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, Brasil.

Publicado

01.07.2025

Como Citar

1.
Muniz EA, Mercês NNA das, Boller S, Cera AF da S. [EM EDIÇÃO] Avaliação da intensidade dos sintomas em pacientes com câncer em estadiamento III e IV. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 1º de julho de 2025 [citado 27º de julho de 2025];33(1):e87939. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/87939

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa