Representações sociais de enfermeiros acerca do processo de descentralização do atendimento ao HIV: abordagem estrutural
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.68880Palavras-chave:
Enfermeiros, Atenção Primária à Saúde, HIV, Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde, Representações Sociais.Resumo
Objetivo: analisar as representações sociais de enfermeiros sobre o atendimento ao HIV na atenção primária à saúde, por meio de uma abordagem estrutural. Método: estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa e caráter estrutural, com 160 enfermeiros, no período entre dezembro de 2019 a março de 2020, nas unidades de saúde da família do município de Recife, Pernambuco, Brasil. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas, com a Técnica de Associação Livre de Palavras, e questionário sociodemográfico. Os dados foram processados pelo software IRAMUTEQ, sendo ancorados pela Teoria das Representações Sociais. Protocolo de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: o estímulo à pergunta indutora originou 188 palavras diferentes com frequência mínima de cinco evocações e máxima de 64. Observa-se expressivamente termos associados a fatores subjetivos. Considerações finais: evidenciou-se que as representações sociais relacionadas ao HIV são relevantes e diversas, relacionadas com a atuação dos enfermeiros frente ao atendimento prestado às pessoas vivendo com HIV.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Clarissa Mourão Pinho, Morgana Cristina Leôncio de Lima, Beatriz Raquel Lira da Fonsêca, Juliany Fernanda Alves de Souza Silva, Mônica Alice Santos da Silva, Maria Sandra Andrade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).