[EM EDIÇÃO] Excesso de peso e autocuidado gestacional na atenção primária: análise qualitativa segundo Orem

Authors

Keywords:

Nursing, Primary Health Care, Pregnant People, Overweight, Self Care

Abstract

Objetivo: analisar as visões, barreiras e facilitadores do autocuidado em gestantes com excesso de peso na Atenção Primária à Saúde, com base na Teoria de Orem. Método: estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado com gestantes com excesso de peso em uma unidade de saúde do norte do Brasil, entre março e julho de 2023. Dados coletados por entrevistas semiestruturadas e submetidos à análise de conteúdo temática de Bardin, orientada pelo referencial teórico de Orem. Protocolo de pesquisa aprovada por Comitê de Ética. Resultados: entre 17 gestantes, emergiram três categorias: rotina alimentar na gestação, déficits de autocuidado universal - atividade física e lazer, e déficits de autocuidado para o desenvolvimento da gestação - implicações do excesso de peso. Considerações finais: as percepções revelam barreiras e potenciais facilitadores do autocuidado, reforçando a necessidade de estratégias na atenção primária que apoiem gestantes com excesso de peso.

Author Biographies

Kelly Raquel Przybsz, Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho

Enfermeira. Mestre em Gestão do Cuidado em Enfermagem. Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Porto Velho . Porto Velho, RO, Brasil.

Luciara Fabiane Sebold, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.

Manuela Ferreira, Escola Superior de Saúde de Viseu

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Escola Superior de Saúde de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu, Viseu, Distrito de Viseu, Portugal.

Laís Antunes Wilhelm, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.

Jane Cristina Anders, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.

Ellen de Moraes Guedes, Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia

Enfermeira. Especialista em Enfermagem na Saúde Pública com Ênfase em Vigilância em Saúde. Residente no Programa de Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica pela Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia. Porto Velho, RO, Brasil.

Published

2026-03-30

How to Cite

1.
Przybsz KR, Sebold LF, Ferreira M, Wilhelm LA, Anders JC, Guedes E de M. [EM EDIÇÃO] Excesso de peso e autocuidado gestacional na atenção primária: análise qualitativa segundo Orem . Rev. enferm. UERJ [Internet]. 2026 Mar. 30 [cited 2026 Apr. 3];34(1). Available from: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/94005

Issue

Section

Research Articles

Most read articles by the same author(s)