[EM EDIÇÃO] Manejo do HIV e aids direcionado a adolescentes brasileiros e chilenos: estudo comparativo

Autores

Palavras-chave:

Adolescente, HIV, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, Sistemas Nacionais de Saúde, Enfermeiras e Enfermeiros

Resumo

Objetivo: comparar o manejo do HIV e aids direcionado a adolescentes brasileiros e chilenos. Método: estudo documental, de abordagem qualitativa, com análise de documentos oficiais voltados à atenção ao HIV e aids entre adolescentes, de acesso público, do Brasil e do Chile, examinados utilizando a análise de conteúdo. Resultados: encontradas semelhanças e diferenças entre os sistemas de saúde dos países, sobretudo relacionados à forma como é disponibilizado o tratamento para o HIV e aids, bem como o processo de trabalho do enfermeiro no diagnóstico e seguimento do HIV e aids entre adolescentes. Ambos respondem às orientações fornecidas pela Organização Mundial da Saúde quanto ao manejo do HIV e aids para adolescentes. Considerações finais: embora haja semelhanças relacionadas a pertencerem a uma região geográfica similar, pôde-se constatar diferenças na atenção aos adolescentes vivendo com HIV, principalmente na estruturação dos sistemas de saúde, na gestão do cuidado referente a diagnóstico e acompanhamento do adolescente, bem como na atuação do enfermeiro.

Biografia do Autor

Camila Moraes Garollo Piran, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR, Brasil.

Mariana Martire Mori, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR, Brasil.

Alana Vitoria Escritori Cargnin, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR, Brasil.

Leslie Villarroel Yáñez, University of Antofagasta

Enfermeira. Docente de Enfermagem na Universidad de Antofagasta. Antofagasta, Chile.

Andrés Antonio Gutiérrez-Carmona, University of Antofagasta

Enfermeiro. Docente de Enfermagem na Universidad de Antofagasta. Antofagasta, Chile. E-mail:

Marcela Demitto Furtado, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Docente no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR, Brasil.

Publicado

01.07.2025

Como Citar

1.
Piran CMG, Mori MM, Cargnin AVE, Yáñez LV, Gutiérrez-Carmona AA, Furtado MD. [EM EDIÇÃO] Manejo do HIV e aids direcionado a adolescentes brasileiros e chilenos: estudo comparativo . Rev. enferm. UERJ [Internet]. 1º de julho de 2025 [citado 27º de julho de 2025];33(1):e90108. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/90108

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)