[EM EDIÇÃO] Manejo do HIV e aids direcionado a adolescentes brasileiros e chilenos: estudo comparativo
Palavras-chave:
Adolescente, HIV, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, Sistemas Nacionais de Saúde, Enfermeiras e EnfermeirosResumo
Objetivo: comparar o manejo do HIV e aids direcionado a adolescentes brasileiros e chilenos. Método: estudo documental, de abordagem qualitativa, com análise de documentos oficiais voltados à atenção ao HIV e aids entre adolescentes, de acesso público, do Brasil e do Chile, examinados utilizando a análise de conteúdo. Resultados: encontradas semelhanças e diferenças entre os sistemas de saúde dos países, sobretudo relacionados à forma como é disponibilizado o tratamento para o HIV e aids, bem como o processo de trabalho do enfermeiro no diagnóstico e seguimento do HIV e aids entre adolescentes. Ambos respondem às orientações fornecidas pela Organização Mundial da Saúde quanto ao manejo do HIV e aids para adolescentes. Considerações finais: embora haja semelhanças relacionadas a pertencerem a uma região geográfica similar, pôde-se constatar diferenças na atenção aos adolescentes vivendo com HIV, principalmente na estruturação dos sistemas de saúde, na gestão do cuidado referente a diagnóstico e acompanhamento do adolescente, bem como na atuação do enfermeiro.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Camila Moraes Garollo Piran, Mariana Martire Mori, Alana Vitoria Escritori Cargnin, Leslie Villarroel Yáñez, Andrés Antonio Gutiérrez-Carmona, Marcela Demitto Furtado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).