Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Enfermagem UERJ?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas para Publicação

Política Editorial

Revista Enfermagem UERJ, criada em 1993, é um veículo de difusão científica da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seu principal objetivo é publicar trabalhos originais e inéditos de autores brasileiros e de outros países, que contribuam para o conhecimento e desenvolvimento da Enfermagem, da Saúde e ciências afins. É uma revista em fluxo contínuo, que publica resultados de pesquisa, revisões críticas da literatura e discussão de temas atuais e relevantes para os campos aos quais se destina. 

Caracteriza-se como periódico internacional, abrangendo predominantemente os países da América Latina e Caribe, embora também tenha circulação nos Estados Unidos, Canadá, França, Suécia, Portugal e Espanha.

A proposta editorial da Revista vem ao encontro das tendências contemporâneas de integração e complementaridade de áreas de conhecimento, que levam em conta a vocação da Enfermagem para a diversidade e para a articulação das diferentes áreas. Adota a normalização dos "Requisitos Uniformes para manuscritos apresentados a periódicos biomédicos" (Estilo Vancouver), conforme matéria publicada pelo International Commitee of Medical Journal Editors (ICMJE) e disponível em http:www.icmje.org/.

Em consonância às recomendações relacionadas à Ciência Aberta (Open Science), a Revista enfermagem UERJ recebe para avaliação manuscritos previamente disponibilizados em repositórios preprint confiáveis e apoia a politica de ciência aberta com o depósito de dados em bancos de repositórios nacionais (Open Data).

 

O processo editorial da Revista Enfermagem UERJ visa a apresentar à comunidade científica textos que representem uma contribuição significativa para a área.

A abreviatura de seu título é Rev enferm UERJ, que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

Submissão do Manuscrito

1. A submissão dos manuscritos é feita on-line no site: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/

2. O nome completo de cada autor, sua instituição de origem, país, e-mail, síntese da biografia e o link de acesso ao ORCID, devem ser informados nos metadados.

Atenção:

Além dos campos obrigatórios, que são marcados com asterisco, os seguintes campos também devem ser preenchidos: ORCID iD, Instituição/Afiliação, País, POLÍTICA DE CONFLITO DE INTERESSES, Resumo da Biografia.

O nome completo dos autores deve ser idêntico ao apresentado no link ORCID.

3. Os autores deverão enviar documento digitalizado no formado PDF e anexado no processo de submissão, como documento suplementar, uma Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais, elaborada conforme modelo da Revista (modelo).

4. Os conceitos emitidos no manuscrito são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es), não refletindo obrigatoriamente a opinião dos Editores e do Conselho Editorial.

5. Caso a pesquisa envolva seres humanos, os autores deverão apresentar cópia da aprovação do Comitê de Ética que analisou o estudo e, também, declarar no corpo do texto que foi obtido consentimento dos sujeitos por escrito (consentimento informado). O número do registro CAAE, o nome da instituição envolvida na aprovação ética e o número do protocolo de aprovação não devem ser citados no corpo do manuscrito.

6. O período de coleta de dados do artigo submetido não pode ser superior a cinco (05) anos no momento em que o manuscrito é submetido.

7. O processo de revisão editorial só terá início se o encaminhamento do manuscrito obedecer às condições anteriores; caso contrário, todo o material será devolvido para adequação.

8. Caso o manuscrito ou dados referentes ao mesmo tenham sido previamente disponibilizado em por meio de repositório preprint, o autor deverá informar o nome do repositório, o Doi atribuído e a data de sua disponibilização no arquivo referente à Pagina Título.

9. Será cobrada a Taxa de Avaliação do Manuscrito, no valor de R$200,00 (duzentos reais), que deverá ser paga quando solicitada.

10. Caso o artigo seja aprovado, deverá ser paga a Taxa de Publicação no valor de R$1100,00 (mil e cem reais), quando solicitada.

OBS.: NÃO SERÁ REALIZADA DEVOLUTIVA DE PAGAMENTO REALIZADO SEM SOLICITAÇÃO.

11. Os artigos enviados devem obedecer às Normas para Publicação, que estão descritas de forma simplificada em nosso Checklist Padrão, para a checagem e adequação do manuscrito.

 

Procedimentos da Comissão Editorial

1. Os Editores recebem o material encaminhado para publicação e fazem uma primeira apreciação, denominada pré-analise, referente à adequação dos textos às normas de publicação e escopo da revista. Se considerados potencialmente publicáveis, serão encaminhados para dois Consultores Ad-Hoc.

2. Os autores são comunicados sobre o recebimento do manuscrito pelo Editor, através de e-mail. Os autores deverão ficar atento à confirmação de recebimento, que será enviada pela Secretaria da Revista para os endereços de e-mail cadastrados no sistema no momento da submissão.

3. Os Consultores Ad-Hoc emitem seus pareceres em três modalidades: aceito sem alterações; recomendando modificações ou recusando a publicação do manuscrito. No caso de recomendação com modificações, os autores serão notificados das sugestões, devendo cumpri-las no prazo estipulado, que pode chegar a, no máximo, 21 dias, a partir do seu recebimento. Em caso de recusa, os autores serão notificados. Os manuscritos recusados poderão ser reapresentados à Revista, desde que sejam amplamente reformulados, sendo considerados como nova submissão. Cópias dos pareceres serão enviadas aos autores, exceto quando houver restrição expressa por parte do Consultor.

4. A versão final do manuscrito, contendo as alterações solicitadas pelos consultores, será avaliada pelo Conselho Editorial, que tomará a decisão final acerca da publicação ou da solicitação de novas alterações.

5. Após aprovação do Conselho Editorial, será comunicado aos autores o volume da Revista no qual o artigo será publicado.

6. No caso de aceitação para publicação, os Editores reservam-se o direito de introduzir pequenas alterações no texto, figuras e tabelas para efeito de padronização, conforme parâmetros editoriais da Revista e dos Requisitos Uniformes.

7. O processo de avaliação por pares utiliza o sistema de blind review, preservando a identidade dos autores e consultores. As identidades dos autores serão informadas ao Conselho Editorial apenas na fase final de avaliação.

 

Direitos autorais

Revista Enfermagem UERJ detém os direitos autorais de todas as matérias publicadas. A reprodução total dos artigos em outras publicações requer autorização por escrito dos Editores. As citações (com mais de 500 palavras), reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita dos Editores e dos autores.

A reprodução de outras publicações pela Revista deverá obedecer aos seguintes critérios. As citações (com mais de 500 palavras), reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução na Revista Enfermagem UERJ. A permissão deve ser endereçada ao autor do trabalho submetido.

 

Composição do Manuscrito

Revista Enfermagem UERJ adota as normas de publicação "Requisitos Uniformes" (Estilo Vancouver). Os manuscritos submetidos devem ser redigidos em Português, Espanhol, Inglês ou Francês.

Os textos deverão ser apresentados dentro de uma das seguintes modalidades:

Artigo de Pesquisa - Investigação baseada em dados empíricos, que utilize metodologia científica e inclua introdução, referencial teórico, metodologia, resultados e discussão, conclusão e referências - limitado a seis autores e 3.500 palavras;

Reflexão Teórica - Análise de construtos teóricos, levando ao questionamento de modelos existentes na enfermagem e na saúde e a elaboração de hipóteses para futuras pesquisas - limitado a quatro autores e 3.000 palavras;

Artigo de Revisão - Corresponde à análise de um corpo abrangente e extenso de investigações, relativas a assuntos de interesse para o desenvolvimento da enfermagem e da saúde - limitado a seis autores e 3.000 palavras;

Atualidade - Texto reflexivo ou informativo sobre assunto relevante e atual, com perspectiva de interesse para a enfermagem e a saúde; intercâmbio de opiniões entre editores e leitores sobre trabalhos publicados - limitado a seis autores e 2.500 palavras.

Obs: a contagem de palavras dar-se-á da Introdução ao fim da Conclusão, excluindo-se as referências e quaisquer figuras/tabelas.

Atenção: todos os documentos a serem submetidos à avaliação por pares devem ser tornados arquivos anônimos.

Os textos deverão ser digitados em editor de texto MS-Word, em configuração de papel tamanho A4, espaçamento entrelinhas 1,5, sem recuo de parágrafos, fonte Calibri tamanho 12, com formatação de margens superior, inferior, esquerda e direita de 2 cm.

Não deverá ser utilizada nenhuma forma de destaque no texto (sublinhado, negrito, marcas d'água, aspas), exceto para títulos e subtítulos. Utilize apenas itálico em palavras ou expressões que realmente necessitem ser enfatizadas no texto impresso ou palavras em idioma estrangeiro.

A submissão dos manuscritos deve ser encaminhada em 2 arquivos separados, quais sejam:

 

1) Página título - que deve conter:

Título pleno nos idiomas Português, Inglês e Espanhol, não devendo exceder 15 palavras. Não deve incluir siglas, nomes de cidades, países ou outras informações geográficas, nem chamadas para notas.

Título abreviado (com no máximo 6 palavras);

Autores, seguidos de suas abreviaturas para referência e de suas credenciais.

OBS.:. Caso o manuscrito ou dados referentes ao mesmo tenham sido previamente disponibilizado em por meio de repositório preprint, o autor deverá informar o nome do repositório, o Doi atribuído e a data de sua disponibilização.

 

Observar o exemplo a seguir:

 

Educação à distância sobre a gravidez de alto risco

Distance education on the high-risk pregnancy

La educación a distancia sobre el embarazo de alto riesgo

 

Título abreviado: Educação e gravidez de alto risco

 

Ana Maria SessaI; Antonia Joana MassaII; Maria Augusta LibertaIII

Sessa AM, Massa AJ, Liberta MA

 

IEnfermeira. Doutora. Professora Adjunta. Universidade Federal do Piauí. Teresina, Brasil. E-mail: aaaaaaaaaa@cccc.com.br. ORCID: http://orcid.org/0000-xxxx-xxxx-xxxx.

IIEnfermeira. Especialista. Aluna do curso de mestrado. Universidade Estadual do Pará. Belém, Brasil. E-mail: bbbbbbb@hhhhh.com.br. ORCID: http://orcid.org/0000-xxxx-xxxx-xxxx.

IIIEnfermeira. Mestre. Aluna do curso de doutorado. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Brasil. E-mail: dddddddd@yyyyyy.com.br. ORCID: http://orcid.org/0000-xxxx-xxxx-xxxx.

 

2) Documento principal (texto do artigo) - que deve conter a seguintes informações em ordem: título nos três idiomas; resumo nos três idiomas seguidos dos respectivos descritores; corpo do texto; referências. NÃO INCLUIR NOMES OU CREDENCIAIS DE AUTORES.

 

Título

· Título pleno nos três idiomas (português, inglês e espanhol)

Resumo em Português com suas respectivas versões para o Inglês e o Espanhol

O resumo deve ser elaborado na forma de resumo estruturado, com no máximo 150 palavras.

No caso de relatos de pesquisa ou revisões sistemáticas o resumo deve conter objetivo, método ou metodologia, resultados e conclusão, conforme exemplificado a seguir:

RESUMO - ARTIGO ORIGINAL E DE REVISÃO

Objetivo: iniciar com o verbo no infinitivo. Método: apresentar o método de pesquisa contendo características da amostra, grupo de estudo ou material selecionado para análise, procedimentos utilizados para a coleta e análise de dados, local e período do estudo; informar sobre aspectos éticos. Resultados: indicar os resultados mais relevantes. Conclusão: responder apenas ao objetivo.

Os resumos de estudos teóricos ou de artigos de atualidades devem incluir: objetivo, conteúdo e conclusão, conforme exemplificado a seguir:

RESUMO - ARTIGOS DE REFLEXÃO TEÓRICA E ATUALIDADES

Objetivo: iniciar com o verbo no infinitivo. Conteúdo: apresentar o tema abordado e seu contexto; indicar tese, construto sob análise ou organizador do estudo, fontes utilizadas. Conclusão: responder apenas ao objetivo.

Se o texto e seu resumo inicial forem redigidos em Português, apresentar o Abstract (em Inglês) e o Resumen (em Espanhol) obedecendo às mesmas especificações para a versão em Português, seguidos de descriptors descriptores, compatíveis e na mesma ordem de inserção dos descritores em português.

Se o texto e seu resumo inicial forem redigidos em Inglês, Espanhol ou Francês, apresentar dois resumos em idiomas diferentes, observando a seguinte ordem: Português, Inglês, Espanhol ou Francês.

 

Descritores

Devem ser apresentadas entre três e cinco descritores, digitados em letra minúscula (apenas a letra inicial da primeira palavra deverá ser maiúscula) e separadas por ponto-e-vírgula. Devem ser escolhidos descritores que classifiquem o texto com precisão adequada, que permitam que ele seja recuperado junto com trabalhos semelhantes, e que possivelmente seriam evocadas por um pesquisador efetuando levantamento bibliográfico.

Deverão ser indicados descritores nos idiomas Português, Inglês e Espanhol, extraídos do vocabulário Descritores em Ciências da Saúde (CeCS), ou do Medical Subject Headings (MESH).  

 

Corpo do Texto

Não inicie uma nova página a cada subtítulo; separe-os utilizando uma linha em branco. Em todas as categorias de trabalho original, o texto deve ter uma organização de reconhecimento fácil, sinalizada por um sistema de títulos e subtítulos que reflitam esta organização.

 

Tabelas e Quadros - devem vir, em formato editável, formatadas e incorporadas ao documento principal do manuscrito. 

Figuras - devem vir em arquivo separado de boa resolução, em formato editável. Devem ter indicado, no texto do documento principal, o seu local de inserção. Devem ser enviadas sob a forma de documentos suplementares inseridos no sistema.

 

As referências no texto a figuras e tabelas deverão ser feitas sempre acompanhadas do número respectivo ao qual se referem (não devem ser utilizadas as expressões a tabela acima ou a figura abaixo). Os locais sugeridos para inserção de figuras enviadas em arquivos separados deverão ser indicados no texto.

As citações de autores deverão ser feitas conforme os exemplos apresentados na seção final deste texto, observando os Requisitos Uniformes (Estilo Vancouver).

A transcrição na íntegra de um texto de até três linhas deve ser delimitada por aspas e numerada de acordo com a ordem de citação no texto. Uma citação literal com mais de três linhas deve ser apresentada em bloco próprio e sem aspas, começando em nova linha, com recuo de 2,5cm da margem esquerda. O tamanho da fonte para citações deve ser 12, como no restante do texto, sem destaque. Não empregar os termos op. citidIbidem. A expressão apud é a única a ser utilizada no texto ou notas. Apenas as obras consultadas e mencionadas no texto devem aparecer na lista de referências.

A citação de trechos de depoimentos dos entrevistados deverá ser apresentada com recuo de 2,5cm da margem esquerda, em itálico, sem aspas e com a identificação fictícia do depoente (Ex: E1, E2, ...)

 

Referências

Observar o Estilo Vancouver.

Os artigos deverão apresentar o limite mínimo de 15 e máximo de 40 obras analisadas. A formatação da lista de referências deve adotar espaço 1,5 e tamanho de fonte 12, alinhadas à esquerda, sem parágrafo, recuo ou deslocamento das margens; o sobrenome dos autores em letras minúsculas, à exceção da primeira letra; os nomes secundários serão representados por suas iniciais em maiúsculas sem separação entre elas; não fazer destaques para títulos.

Os títulos dos periódicos devem estar abreviados e de acordo com informação na página oficial eletrônica do periódico ou no Catálogo Coletivo Nacional: http://ccn.ibict.br/busca.jsf .

Numerar as referências de forma consecutiva, sem utilizar numeração automática ou com marcação automática, conforme a ordem em que forem mencionadas pela primeira vez no texto e identificá-las pelo mesmo número sempre que citadas.

No mínimo 75% das obras citadas devem ser artigos publicados em periódicos científicos e internacionais, publicados há até cinco anos. Caso seja necessário apresentar publicações que ultrapassem que não atenda a percentual, deve ser enviada justificativa ao editor, elaborada pelo autor.

 

Anexos

Apenas quando contiverem informação original importante, ou destacamento indispensável para a compreensão de alguma seção do trabalho. Recomenda-se evitar anexos.

 

Tabelas

O total de tabelas/quadros/figuras não deverá exceder a 3 (três) ilustrações.

Apresentar cada tabela incorporada ao documento principal, com título numerado sequencialmente, compostas no MS-Word. O comprimento da tabela não deve exceder 55 linhas, incluindo título, e largura limitada a 8cm, 12cm ou 16cm.

A tabela deverá ser digitada utilizando-se fonte Calibri tamanho 10 e espaçamento entrelinhas simples, sem qualquer forma de tabulação ou recuos de parágrafos.

A tabela tem que ser diagramada na orientação Retrato, não sendo aceita a orientação Paisagem.

 

Figuras

São consideradas como figura todas as ilustrações que não se enquadrem na definição de tabela; portanto, quadros, gráficos, desenhos, fotos, etc. Não são aceitas figuras coloridas ou com fundo reticulado (cinza).

Apresentar uma figura por arquivo separado do texto, com título numerado sequencialmente e legenda, compostas nos softwares MS-Word, Excel ou PowerPoint e arquivos com extensão TIF ou JPG. Não gravar em formato BMP ou compactados.

A figura deverá ser formatada utilizando-se fonte Calibri tamanho 10 e espaçamento entrelinhas simples, sem qualquer forma de tabulação ou recuos de parágrafos.

A figura tem que ser diagramada na orientação Retrato, não sendo aceita a orientação Paisagem.

Ao usar scanner para reproduzir imagens, utilizar resolução de 300 DPI no modo tons de cinza.

Não serão aceitos arquivos de figuras (gráficos, quadros e ilustrações) ou de tabelas construídos em outros processadores e colados como figura no Word.

 

Notas

As notas não-bibliográficas deverão ser reduzidas a um mínimo e colocadas em página separada do texto, identificadas e ordenadas por algarismos romanos, (não utilizar o recurso de inserir nota de rodapé, mas apenas digitá-las como parte normal do texto).

Inserir agradecimentos às agências financiadoras, informação e outros, seguidas pelas demais observações relativas ao texto do trabalho.

 

Exemplos de Citações no Corpo do Texto

Não mencionar os nomes dos autores das citações. Indicar os números das obras conforme lista de referências do texto.

 

 Citação de um artigo/obra

Após a citação, indicar o número sobrescrito da referência _ conforme a ordem de menção pela primeira vez no texto.

Por exemplo, o primeiro trabalho mencionado no texto é de autoria de Mauro, Clos e Vargens e deve ser assim citado:

Os estudos relatam avaliações sobre qualidade das revistas científicas1.

 Citação de dois artigos/obras consecutivos

Após a citação, indicar os dois números sobrescritos das referências conforme a ordem de menção pela primeira vez, separados por vírgulas.

Exemplo: ... como os índices crescentes de violência urbana11,12.

 

 Citação de artigos/obras diversos não-consecutivos

Devem ser relacionados os números dos autores, em ordem crescente, separados por vírgulas.

Achados semelhantes foram confirmados4,6,8,10 em 2000.

Para mais de dois artigos/obras consecutivos

Vários especialistas1-6, 8-12 têm recomendado...

O traço entre os números significa os autores de 1 a 6 e de 8 a 12.

Citações de trabalho transcritas de fonte primária

A citação de 8. Rodrigues BMRD, localizada na página 33, deve ser transcrita assim:

[...] a fala é a maneira utilizada pelo ator-agente da ação para expressar suas vivências originárias numa relação face a face [...]8:33

Evitar citações de trabalho discutido em uma fonte secundária

 

 Citação de comunicação pessoal

Este tipo de citação deve ser evitado, por não oferecer informação recuperável por meios convencionais. Cartas, conversas (telefônicas ou pessoais) e mensagens não devem ser incluídas na seção de Referências, mas apenas no texto, na forma de iniciais e sobrenome do emissor e data, entre parênteses.

Ex: (S. L. Mello, comunicação pessoal, 15 de setembro de 1995).

 

Exemplos de Lista de Referências

A lista é enumerada, observando-se a ordem de menção pela primeira vez no texto, sem qualquer destaque.

Ao organizarem listas de referências, os autores devem atentar sempre para que o emprego da pontuação esteja uniforme e correto.

 

Artigo de revista científica

Deve-se apresentar, preferencialmente, as referências em seu formato eletrônico, e com os títulos em Inglês quando houver, conforme os exemplos a seguir:

Oliveira LB, Rueda Díaz LJ, Carbogim FC, Rodrigues ARB, Püschel VAA. Effectiveness of teaching strategies on the development of critical thinking in undergraduate nursing students: a meta-analysis. Rev Esc Enferm USP [Internet], 2016 [cited 2016 sep 20]; 50 (2): 350-9. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0080-623420160000200023

Rowles J, Morgan C, Burns S, Merchant C. Faculty perceptions of critical thinking at a health sciences university. Journal of the Scholarship of Teaching and Learning [Internet], 2013 [cited 2016 sep 20]; 13 (4): 21 – 35. Available from: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1017052.pdf

ATENÇÃO: não serão aceitas referências eletrônicas com links que não funcionam ou não correspondem à referência citada.

 

Texto publicado em revista de divulgação comercial

Madov N. A cidade flutuante. Veja (São Paulo) 2002; 35:63.

Neste último exemplo, quando o título da revista for homônimo, deve ser registrado o nome da cidade de sua procedência entre parênteses.

 

Livro e outras monografias

Indivíduo como autor

Lopes GT, Baptista SS. Residência de enfermagem: erro histórico ou desafio para a qualidade. Rio de Janeiro: Editora Anna Nery; 1999.

No exemplo anterior, após a cidade, omitiu-se a sigla do estado entre parênteses por tratar-se de homônimo.

Maldonado MTP. Psicologia da gravidez: parto e puerpério. 14a ed. Petrópolis (RJ): Vozes; 1990

 Livro publicado por um organizador ou editor

Moreira ASP, Oliveira DC, organizadoras. Estudos interdisciplinares de representação social. Goiânia (GO): AB Editora; 1998.

 Capítulo de livro ou monografia

Abric JC. A abordagem estrutural das representações sociais. In: Moreira ASP, Oliveira DC, organizadoras. Estudos interdisciplinares de representação social. Goiânia (GO): AB Editora;1998. p. 27-38.

 Livro traduzido para o português

Bardin L. Análise de conteúdo. Tradução de Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo : Edições 70/Livraria Martins Fontes; 1979.

 

Trabalho apresentado em congresso com resumo publicado em anais (Evitar o uso de resumo como referência).

Francisco MTR, Clos AC, Larrubia EO, Souza RM. Prevenção das DST/AIDS na UERJ: indicativos de risco entre estudantes. In: Resumos do 50oCongresso Brasileiro de Enfermagem; 1998 out 15-19; Salvador; Brasil. Salvador (BA): ARTE DBC; 1998. p.181.

 Trabalho completo publicado em anais de eventos

Santos I, Clos AC. Nascentes do conhecimento em enfermagem. In: Anais do 9o Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem; 1997 set 6-10; Vitória, Brasil. Vitória (ES): Associação Brasileira de Enfermagem; 1997. p.68-88. 

Trabalho apresentado em congresso com resumo publicado em revista

Evitar o uso de resumo como referência. Tratar como publicação em periódico, acrescentando logo após o título a indicação de que se trata de resumo, entre colchetes.

Caldas NP. Repensando a evolução histórica da Faculdade de Enfermagem da UERJ: breve relato [resumo]. Rev enferm UERJ. 1996; 4: 412-3.

 

Dissertação e Tese não-publicada

Silva MTN. Sobre enfermagem - enfermeira: o imaginário dos familiares das ingressantes no curso de graduação [tese de doutorado]. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2000.

 

Obras antigas com reedição em data muito posterior

Franco FM. Tratado de educação física dos meninos. Rio de Janeiro: Agir; 1946. (Original publicado em 1790).

 

Autoria institucional

Organización Panamericana de la Salud. Desarrollo y fortalecimiento de los sistemas locales de salud. La administración estratégica: lineamientos para su desarrollo - los contenidos educacionales. Washington (DC): OPS; 1995.

Ministério da Saúde (Br). Coordenação Nacional de DST/AIDS. A epidemia da AIDS no Brasil: situações e tendências. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 1999.

 

Web Site ou Homepage

Civitas R. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais [site de Internet]. Urbanismo e desenvolvimento de cidades. [cited 2018 Aug 15] Available from: http//www.gcsnet.com.br/oamis/civitas.

 

Preprint

Lavorato Neto G, Rodrigues L, Silva DARD, Turato ER, Campos CJG. Spirituality review on mental health and psychiatric nursing. Rev Bras Enferm. 2018. Preprint [cited 2019 Oct 12]. doi: 10.1590/0034-7167-2016-0429

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão são encaminhados em Word for Windows, fonte Calibri 12, espaçamento 1,5, com as páginas numeradas a partir da folha de introdução (p.1) até o final das referências, configurados em papel A4 e com as quatro margens de 2,0 cm.

  3. O texto segue os padrões de estilo e requisitos de formatação da Revista descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista. "Sobre">"Submissões">"Diretrizes para autores".

  4. O título em português, e seus correspondentes em inglês e espanhol, tem no máximo 15 palavras, tendo a primeira letra da primeira palavra em maiúscula. O título em português deve ser grafado em negrito e os demais em itálico. Ex: Educação à distância sobre a gravidez de alto riscoDistance education on the high-risk pregnancy; La educación a distancia sobre el embarazo de alto riesgo.

  5. Apresenta Título Abreviado com no máximo 6 palavras e com apenas a primeira letra maiúscula. Ex: Educação e gravidez de alto risco.
  6. O resumo e seus correspondentes nos demais idiomas (abstract e resumen) são redigidos na forma de resumo estruturado contendo Objetivo, Método, Resultados e Conclusão e não ultrapassam 155 palavras.

  7. Apresenta 4 descritores com seus respectivos correspondentes em inglês e espanhol, preferencialmente em conformidade com o DeCS.

  8. Os títulos das seções textuais, bem como as palavras resumo, abstract e resumen, estão grafados em maiúsculas e negrito, sem numeração. Seção primária em maiúsculas e negrito; e seção secundária em minúsculas e negrito. Ex.: RESUMO; RESUMEN; ABSTRACT; INTRODUÇÃO (seção primária); Histórico (seção secundária).

  9. O texto se apresenta dentro do limite de palavras e de referências preconizado para cada seção da Revista (3500, 3000 e 2500 palavras, respectivamente, para Artigos de Pesquisa, Revisão e Atualidade).

  10. Os nomes dos autores citados foram substituídos por sua codificação numérica, sobrescrito e SEM perênteses conforme foram citados no texto, eliminando expressões do tipo "Segundo...", "De acordo com..."

  11. As referências seguem o estilo Vancouver, são atualizadas (com no máximo 5 anos de publicação) e são majoritariamente de artigos em periódicos.

  12. A declaração de responsabilidade e transferência de direitos autorais, conforme modelo contido nas Diretrizes para Autores, assinada por todos os autores, deve ser encaminhada à Revista  sob a forma de documento digitalizado, anexado como arquivo suplementar (passo 4).

  13. Para Artigos de Pesquisa, o documento de aprovação por Comitê de Ética em Pesquisa deve ser encaminhado à Revista  sob a forma de documento digitalizado, anexado como arquivo suplementar (passo 4). O número do registro CAAE, o nome da instituição envolvida na aprovação ética e o número do protocolo de aprovação não devem ser citados no corpo do manuscrito.

  14. Nos METADADOS, além dos campos obrigatórios, que são marcados com asterisco, estão também informados os campos, a seguir: ORCID iD, Instituição/Afiliação, País, POLÍTICA DE CONFLITO DE INTERESSES, Resumo da Biografia.

  15. Nos METADADOS e na Página Título, os identificadores ORCID de todos os autores estão informados utilizando o formato padrão, como o exemplo a seguir: http://orcid.org/0000-0002-1825-0097.
 

Declaração de Direito Autoral

Direitos Autorais para artigos publicados nesta Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude da aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Taxas para autores

Este periódico cobra as seguintes taxas aos autores.

Avaliação de Artigo: 200,00 (BRL)

Os Autores deverão pagar a Taxa de Avaliação de artigos no processo de tramitação, quando solicitado, como contribuição com os custos de avaliação.

Publicação de Artigo: 1100,00 (BRL)

Caso o artigo seja aceito para publicação, será necessário o pagamento da Taxa de Publicação de Artigo, quando solicitado, para auxiliar nos custos de publicação.

Instruções para pagamento: Os autores serão informados por e-mail sobre os momentos para efetuar os pagamentos dessas Taxas através de depósito em conta corrente. Os dados bancários, da conta para depósito, serão fornecidos por e-mail no momento em que os pagamentos das referidas taxas forem solicitados.

Após a aprovação do material para publicação, serão solicitadas:
- revisão de português da versão final enviada pela revista, com custos sob responsabilidade dos autores
- tradução certificada para o inglês, por tradutor indicado pela revista, com custos sob responsabilidade dos autores