[EM EDIÇÃO] Ocorrência e configuração da violência sofrida por enfermeiros do acolhimento com classificação de risco

Authors

Keywords:

Occupational Health, Nursing, Emergency Service, Hospital, Triage, Workplace Violence

Abstract

Objetivo: caracterizar a ocorrência, os tipos e as repercussões da violência ocupacional sofrida por enfermeiros que atuam no acolhimento com classificação de risco. Método: estudo transversal com 56 enfermeiros de unidades públicas de urgência e emergência do município do Rio de Janeiro, utilizando o Questionário para Avaliação da Violência no Trabalho, com dados analisados por estatística descritiva. Procedimentos éticos respeitados. Resultados: predominaram participantes do sexo feminino, autodeclarados brancos e solteiros. A expressão da violência ocupacional foi elevada, prevalecendo ameaças (66%) e gritos/xingamentos (86%) nos últimos 12 meses. Identificou-se ausência de capacitação específica (82%) e de acesso a programas institucionais de prevenção (92%), elevada preocupação com a própria segurança (45%) e sensação de despreparo no enfrentamento da violência (41%). Conclusão: a violência contra enfermeiros do acolhimento com classificação de risco não consiste apenas em consequência do comportamento agressivo dos usuários, mas também em manifestação das condições organizacionais em que o cuidado é produzido.

Author Biographies

Gilvana Jéssica de Oliveira Higa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Joanir Pereira Passos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil.

Daniel da Silva Granadeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem e Biociências. Professor Doutor da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Harlon França de Menezes, Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro

Enfermeiro. Doutor em Ciências do Cuidado em Saúde. Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Ricardo de Mattos Russo Rafael, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Doutor em Ciências. Professor Doutor da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Ana Paula da Fonseca da Costa Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem e Biociências. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Ariane da Silva Pires, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Doutora da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Silvia Regina Carvalho de Souza da Silva, Centro Universitário Augusto Motta

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora do Centro Universitário Augusto Motta. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Published

2026-10-13

How to Cite

1.
Higa GJ de O, Passos JP, Granadeiro D da S, Menezes HF de, Rafael R de MR, Fernandes AP da F da C, et al. [EM EDIÇÃO] Ocorrência e configuração da violência sofrida por enfermeiros do acolhimento com classificação de risco. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 2026 Oct. 13 [cited 2026 Oct. 15];34(1):e94534. Available from: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/94534

Issue

Section

Research Articles

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 > >>