[EM EDIÇÃO] Excesso de peso e autocuidado gestacional na atenção primária: análise qualitativa segundo Orem

Autores

Palavras-chave:

Enfermagem, Atenção Primária à Saúde, Gestantes, Excesso de Peso, Autocuidado

Resumo

Objetivo: analisar as visões, barreiras e facilitadores do autocuidado em gestantes com excesso de peso na Atenção Primária à Saúde, com base na Teoria de Orem. Método: estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado com gestantes com excesso de peso em uma unidade de saúde do norte do Brasil, entre março e julho de 2023. Dados coletados por entrevistas semiestruturadas e submetidos à análise de conteúdo temática de Bardin, orientada pelo referencial teórico de Orem. Protocolo de pesquisa aprovada por Comitê de Ética. Resultados: entre 17 gestantes, emergiram três categorias: rotina alimentar na gestação, déficits de autocuidado universal - atividade física e lazer, e déficits de autocuidado para o desenvolvimento da gestação - implicações do excesso de peso. Considerações finais: as percepções revelam barreiras e potenciais facilitadores do autocuidado, reforçando a necessidade de estratégias na atenção primária que apoiem gestantes com excesso de peso.

Biografia do Autor

Kelly Raquel Przybsz, Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho

Enfermeira. Mestre em Gestão do Cuidado em Enfermagem. Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Porto Velho . Porto Velho, RO, Brasil.

Luciara Fabiane Sebold, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.

Manuela Ferreira, Escola Superior de Saúde de Viseu

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Escola Superior de Saúde de Viseu, Instituto Politécnico de Viseu, Viseu, Distrito de Viseu, Portugal.

Laís Antunes Wilhelm, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.

Jane Cristina Anders, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.

Ellen de Moraes Guedes, Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia

Enfermeira. Especialista em Enfermagem na Saúde Pública com Ênfase em Vigilância em Saúde. Residente no Programa de Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica pela Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia. Porto Velho, RO, Brasil.

Publicado

30.03.2026

Como Citar

1.
Przybsz KR, Sebold LF, Ferreira M, Wilhelm LA, Anders JC, Guedes E de M. [EM EDIÇÃO] Excesso de peso e autocuidado gestacional na atenção primária: análise qualitativa segundo Orem . Rev. enferm. UERJ [Internet]. 30º de março de 2026 [citado 3º de abril de 2026];34(1). Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/94005

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)