[EM EDIÇÃO] Cargas de trabalho da enfermagem no cuidado ao paciente crítico

Autores

Palavras-chave:

Enfermagem, Unidades de Terapia Intensiva, Carga de Trabalho

Resumo

Objetivo: caracterizar o perfil dos profissionais de enfermagem que atuam no cuidado ao paciente crítico, descrever e tipificar suas cargas de trabalho. Método: estudo qualitativo, desenvolvido em duas unidades de terapia intensiva de um hospital público do sul do Brasil, com 30 participantes entre maio e julho de 2024. Utilizou-se o referencial de Laurell e Noriega e a análise de conteúdo de Bardin. Protocolo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: predominaram mulheres (70%), técnicas de enfermagem (86,7%) e vínculos temporários (66,7%). As cargas psíquicas foram mais evidentes, seguidas das fisiológicas e mecânicas, refletindo sobrecarga emocional, distúrbios osteomusculares e desgaste físico. As cargas biológicas, químicas e físicas mostraram-se naturalizadas no cotidiano. Considerações finais: as cargas psíquicas configuram o eixo central do sofrimento desses profissionais, revelando o impacto da organização do trabalho e das relações hierárquicas na saúde mental. Evidencia-se a necessidade de políticas institucionais voltadas à promoção da saúde e à sustentabilidade do trabalho em terapia intensiva.

Biografia do Autor

Francini Barbosa Soares, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil. Enfermeira Assistencial no Hospital Regional Hans Dieter Schimidt. Joinville, SC, Brasil.

Elaine Cristina Novatzki Forte, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Doutora da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.

Laura Cavalcanti de Farias Brehmer, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Doutora da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.

João Miguel Almeida Ventura-Silva, Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto da Escola Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha Portuguesa. Oliveira de Azeméis, Aveiro, Portugal.

Eduardo Janir de Souza, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Professor Mestre da Universidade de Oeste de Santa Catarina. Joaçaba, SC, Brasil.

Publicado

23.11.2025

Como Citar

1.
Soares FB, Forte ECN, Brehmer LC de F, Ventura-Silva JMA, Souza EJ de. [EM EDIÇÃO] Cargas de trabalho da enfermagem no cuidado ao paciente crítico. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 23º de novembro de 2025 [citado 25º de novembro de 2025];33(1):e93800. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/93800

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)