Representações sociais de bem-estar por adolescentes escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2025.86203

Palavras-chave:

Saúde do Adolescente, Instituições Acadêmicas, Bem-Estar do Adolescente, Representação Social

Resumo

Objetivo: analisar a estrutura da Representação Social de adolescentes escolares sobre o bem-estar. Método: estudo qualitativo com abordagem estrutural da Teoria das Representações Sociais, realizado em uma escola pública, de junho a novembro de 2023, com 108 estudantes adolescentes com 12 a 18 anos incompletos. Foram realizadas as técnicas de associação livre de palavras, teste Mise en Cause e análise prototípica - software EVOC®. Protocolo de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética. Resultados: o cognema saúde foi a manifestação da identidade do pensamento social dos adolescentes escolares frente ao bem-estar, juntamente aos outros elementos do núcleo central, a saber; “felicidade”, “família” e “estar-bem”. Os conteúdos que estruturam as representações sociais de adolescentes escolares sobre o bem-estar reiteram a polissemia e a multidimensionalidade do conceito, abrangendo a saúde física, emocional mental e social. Considerações finais: as representações sociais mostraram uma visão ampla e contextualizada do conceito, com potencial de ampliação da consciência cidadã em favor da saúde.

Biografia do Autor

Cícero Alexandre Alves de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Educador Físico. Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará. Professor da Escola Municipal Rachel Viana Martins. Fortaleza, CE, Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

Angelina Monteiro Furtado, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil.

Jessica de Menezes Nogueira, Universidade Federal do Piauí

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Doutora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Piaui. Floriano, PI, Brasil.

Márcia de Assunção Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Titular da área de Fundamentos do Cuidado de Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Dafne Paiva Rodrigues, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil.

Maria Célia de Freitas, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, CE, Brasil.

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Publicado

16.07.2025

Como Citar

1.
Oliveira CAA de, Furtado AM, Nogueira JM, Ferreira M de A, Rodrigues DP, Freitas MC de. Representações sociais de bem-estar por adolescentes escolares. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 16º de julho de 2025 [citado 25º de julho de 2025];33(1):e86203. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/86203

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

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