Representações sociais de bem-estar por adolescentes escolares
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2025.86203Palavras-chave:
Saúde do Adolescente, Instituições Acadêmicas, Bem-Estar do Adolescente, Representação SocialResumo
Objetivo: analisar a estrutura da Representação Social de adolescentes escolares sobre o bem-estar. Método: estudo qualitativo com abordagem estrutural da Teoria das Representações Sociais, realizado em uma escola pública, de junho a novembro de 2023, com 108 estudantes adolescentes com 12 a 18 anos incompletos. Foram realizadas as técnicas de associação livre de palavras, teste Mise en Cause e análise prototípica - software EVOC®. Protocolo de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética. Resultados: o cognema saúde foi a manifestação da identidade do pensamento social dos adolescentes escolares frente ao bem-estar, juntamente aos outros elementos do núcleo central, a saber; “felicidade”, “família” e “estar-bem”. Os conteúdos que estruturam as representações sociais de adolescentes escolares sobre o bem-estar reiteram a polissemia e a multidimensionalidade do conceito, abrangendo a saúde física, emocional mental e social. Considerações finais: as representações sociais mostraram uma visão ampla e contextualizada do conceito, com potencial de ampliação da consciência cidadã em favor da saúde.
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