Satisfação no trabalho, sentimentos de pertencimento e conforto em serviço de atendimento móvel de urgência
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2024.85355Palavras-chave:
Assistência Pré-Hospitalar, Serviços Médicos de Emergência, Gestão de Recursos Humanos, Satisfação no Emprego, PertencimentoResumo
Objetivo: analisar a satisfação no trabalho e os sentimentos de pertencimento e conforto em um serviço de atendimento móvel de urgência. Método: estudo transversal, quantitativo e correlacional, com 95 profissionais de um serviço de atendimento móvel de urgência. Empregou-se as escalas de Satisfação no trabalho S20/23, de pertencimento e conforto, e questionário com variáveis sociodemográficas e laborais, submetidos a análise estatística descritiva, testes de correlação e regressão linear. Resultados: houve evidências de associações significantes entre as dimensões da satisfação e variáveis gênero, tipo de equipe, cargo/função, vínculo e regime de trabalho; associações negativas entre satisfação intrínseca, com o ambiente físico, escore total e plantões mensais; e positiva entre satisfação intrínseca e jornada por plantão. A maioria dos profissionais avaliou pertencimento e conforto com valores acima de oito pontos. Conclusão: evidenciam-se elementos associados à satisfação e as variáveis sociodemográficas e laborais, além de um ambiente onde os profissionais sentem-se pertencentes e confortáveis.
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