Satisfação no trabalho, sentimentos de pertencimento e conforto em serviço de atendimento móvel de urgência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2024.85355

Palavras-chave:

Assistência Pré-Hospitalar, Serviços Médicos de Emergência, Gestão de Recursos Humanos, Satisfação no Emprego, Pertencimento

Resumo

Objetivo: analisar a satisfação no trabalho e os sentimentos de pertencimento e conforto em um serviço de atendimento móvel de urgência. Método: estudo transversal, quantitativo e correlacional, com 95 profissionais de um serviço de atendimento móvel de urgência. Empregou-se as escalas de Satisfação no trabalho S20/23, de pertencimento e conforto, e questionário com variáveis sociodemográficas e laborais, submetidos a análise estatística descritiva, testes de correlação e regressão linear. Resultados: houve evidências de associações significantes entre as dimensões da satisfação e variáveis gênero, tipo de equipe, cargo/função, vínculo e regime de trabalho; associações negativas entre satisfação intrínseca, com o ambiente físico, escore total e plantões mensais; e positiva entre satisfação intrínseca e jornada por plantão. A maioria dos profissionais avaliou pertencimento e conforto com valores acima de oito pontos. Conclusão: evidenciam-se elementos associados à satisfação e as variáveis sociodemográficas e laborais, além de um ambiente onde os profissionais sentem-se pertencentes e confortáveis.

Biografia do Autor

Hercules de Oliveira Carmo, Universidade de São Paulo

Enfermeiro. Doutor em Ciências. Professor Doutor do Departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

Marina Peduzzi, Universidade de São Paulo

Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva. Professora Associada do Departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

Daisy Maria Rizatto Tronchin, Universidade de São Paulo

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

18.10.2024

Como Citar

1.
Carmo H de O, Peduzzi M, Tronchin DMR. Satisfação no trabalho, sentimentos de pertencimento e conforto em serviço de atendimento móvel de urgência. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 18º de outubro de 2024 [citado 7º de dezembro de 2024];32(1):e85355. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/85355

Edição

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