Análise da rede social de apoio de estudantes universitários na pandemia de Covid-19
Palavras-chave:
Universidades, Estudantes, COVID-19, Análise de Rede SocialResumo
Objetivo: identificar a rede social de apoio de estudantes de uma universidade pública brasileira durante o período de bloqueio da covid-19. Método: estudo observacional, transversal baseado na análise de redes sociais. Os participantes foram estudantes de graduação de uma universidade. A coleta de dados ocorreu entre maio e dezembro de 2021 através de um formulário online. A análise foi realizada com o uso do software GephiⓇ. Resultados: participaram deste estudo, 978 indivíduos. Os maiores graus de centralidade foram encontrados respectivamente nas opções: família (0.572), os amigos (0.552) e mãe (0.551), entretanto, observou-se também a inserção de outros atores na rede, como a religião (0.074) e a figura do terapeuta (0.098). Conclusão: espera-se que esta investigação possa subsidiar novos debates sobre o papel da universidade na manutenção da rede social de apoio dos estudantes, já que, mesmo em contexto de crise, a instituição não foi reconhecida como parte da rede estudantil.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Magda Guimarães de Araujo Faria, Tarciso Feijó da Silva, Helena Maria Scherlowski Leal David, Amanda Franco Capulot, Carolina Neves Dias de Andrade, Tatiana Cabral da Silva Ramos, Genes de Lima Martins Neto, Ana Luiza da Silva Perri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).