Análise da rede social de apoio de estudantes universitários na pandemia de Covid-19

Autores

Palavras-chave:

Universidades, Estudantes, COVID-19, Análise de Rede Social

Resumo

Objetivo: identificar a rede social de apoio de estudantes de uma universidade pública brasileira durante o período de bloqueio da covid-19. Método: estudo observacional, transversal baseado na análise de redes sociais. Os participantes foram estudantes de graduação de uma universidade. A coleta de dados ocorreu entre maio e dezembro de 2021 através de um formulário online. A análise foi realizada com o uso do software GephiⓇ. Resultados: participaram deste estudo, 978 indivíduos. Os maiores graus de centralidade foram encontrados respectivamente nas opções: família (0.572), os amigos (0.552) e mãe (0.551), entretanto, observou-se também a inserção de outros atores na rede, como a religião (0.074) e a figura do terapeuta (0.098). Conclusão: espera-se que esta investigação possa subsidiar novos debates sobre o papel da universidade na manutenção da rede social de apoio dos estudantes, já que, mesmo em contexto de crise, a instituição não foi reconhecida como parte da rede estudantil.

Biografia do Autor

Magda Guimarães de Araujo Faria, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Declaração de conflito de interesses: Editora Associada da Revista Enfermagem UERJ.

Tarciso Feijó da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Helena Maria Scherlowski Leal David, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Saúde Pública. Professora Titular do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Amanda Franco Capulot, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Carolina Neves Dias de Andrade, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Tatiana Cabral da Silva Ramos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Genes de Lima Martins Neto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduando de enfermagem. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Ana Luiza da Silva Perri, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda de enfermagem. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Publicado

22.08.2024

Como Citar

1.
Faria MG de A, Silva TF da, David HMSL, Capulot AF, Andrade CND de, Ramos TC da S, et al. Análise da rede social de apoio de estudantes universitários na pandemia de Covid-19. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 22º de agosto de 2024 [citado 14º de outubro de 2024];32(unico):e83744. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/83744

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>