A moral e o pensamento crítico: competências essenciais à formação do enfermeiro [Morality and critical thinking: essential competences in nurses’ training] [La moral y el pensamiento crítico: habilidades esenciales a la formación del enfermero]

Autores

  • Joana Angélica Andrade Dias Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB
  • Helena Maria Scherlowski Leal David Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ
  • Benedita Maria Rêgo Deusdará Rodrigues Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ
  • Patrícia Lima Pereira Peres Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ
  • Sandra Teixeira de Araújo Pacheco Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ
  • Marcia Silva de Oliveira Hospital Universitário Pedro Ernesto/Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2017.26391

Palavras-chave:

Enfermagem, desenvolvimento moral, educação baseada em competências, pensamento.

Resumo

Objetivo: refletir sobre a moral e o pensamento crítico enquanto competências a serem desenvolvidas durante a formação do enfermeiro. Conteúdo: discute-se quatro categorias temáticas previamente estabelecidas: a ética e a moral ou moralidade; o desenvolvimento moral, na perspectiva de Kohlberg; uma aproximação ao pensamento crítico; e a moralidade e o pensamento crítico – competências a serem desenvolvidas durante a formação do enfermeiro. Conclusão: o estudo possibilitou compreender que o pensamento crítico e o pensamento ético/moral possibilitam um agir competente, evidenciando a necessidade de repensar os currículos dos cursos de graduação em enfermagem de modo a implementar metodologias e estratégias ativas, inovadoras e criativas de ensino, a partir de um compromisso assumido pelos docentes que, além de estimular os discentes a refletir crítica e moralmente, deverão também incentivá-los a se sentirem copartícipes do processo de ensinar e aprender.

ABSTRACT

Objective: to reflect on morality and critical thinking as competences to be developed during nursing training. Content: four previously specified thematic categories were discussed: ethics and moral or morality; moral development from Kohlberg’s perspective; an approximation to critical thinking; and morality and critical thinking – all competences to be developed during nurses’ training. Conclusion: critical and ethical/moral thinking makes it possible to act competently. This reveals a need to rethink undergraduate nursing courses in order to implement active, innovative and creative methodologies and strategies, drawing on a commitment by academic staff not only to stimulate students to think critically and morally, but encourage them to feel that they are co-participants in the teaching and learning process.

RESUMEN

Objetivo: reflexionar sobre la moral y el pensamiento crítico como habilidades a ser desarrolladas durante la formación del enfermero. Contenido: se discuten cuatro categorías temáticas previamente planteadas: la ética y la moral o moralidad; el desarrollo moral, desde la perspectiva de Kohlberg; una aproximación al pensamiento crítico; y la moralidad y el pensamiento crítico – habilidades a ser desarrolladas durante la formación del enfermero. Conclusión: el estudio posibilitó comprender que el pensamiento crítico y el pensamiento ético/moral permiten un actuar competente, evidenciando la necesidad de repensar los curricula de los cursos de pregrado en enfermería de modo a implementar metodologías y estrategias activas, innovadoras y creativas de enseñanza, desde un compromiso asumido por los profesores que, además de estimular a los alumnos a reflexionar crítica y moralmente, deberán también incentivarlos a sentirse copartícipes del proceso de enseñar y aprender.

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2017.26391

Biografia do Autor

Joana Angélica Andrade Dias, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pos-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ. Professora Assistente. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB

Helena Maria Scherlowski Leal David, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta. Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ

Benedita Maria Rêgo Deusdará Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ

Enfermeira e Bacharel em Filosofia. Doutora. Professora Titular. Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ

Patrícia Lima Pereira Peres, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta. Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ

Sandra Teixeira de Araújo Pacheco, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta. Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ

Marcia Silva de Oliveira, Hospital Universitário Pedro Ernesto/Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora. Hospital Universitário Pedro Ernesto/Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Publicado

30.06.2017

Como Citar

1.
Dias JAA, David HMSL, Rodrigues BMRD, Peres PLP, Pacheco ST de A, Oliveira MS de. A moral e o pensamento crítico: competências essenciais à formação do enfermeiro [Morality and critical thinking: essential competences in nurses’ training] [La moral y el pensamiento crítico: habilidades esenciales a la formación del enfermero]. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 30º de junho de 2017 [citado 11º de outubro de 2024];25:e26391. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/26391

Edição

Seção

Atualidades

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