Compreensão de profissionais sobre o processo de alta hospitalar de crianças dependentes de tecnologias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.76831

Palavras-chave:

Criança Hospitalizada, Alta Hospitalar, Equipe de Assistência ao Paciente, Enfermagem, Dependência de Tecnologia

Resumo

Objetivo: compreender o processo de alta hospitalar de crianças dependentes de tecnologias por profissionais de unidades pediátricas e neonatais. Método: estudo descritivo com os profissionais da assistência à criança dependente de tecnologias de um Hospital Universitário entre julho e setembro de 2020. Os dados foram obtidos foram exportados para o software Iramuteq e interpretados à luz da teoria de análise de conteúdo. O estudo possui aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa. Resultados: a nuvem de palavras contextualizou e forneceu subsídios para a identificação de duas categorias: Compreensão da necessidade de trabalho em equipe para planejamento de alta hospitalar e percepção da necessidade de implementação de ferramentas como protocolos e fluxos para o direcionamento do preparo para alta e continuidade do cuidado. Conclusão: os profissionais referem que a alta hospitalar é realizada conforme a rotina assistencial e ainda segue um modelo medicalocêntrico.

Biografia do Autor

Andrezza Rayana da Costa Alves Delmiro, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF/UFPB). Pós-graduada em pediatria em neonatologia (FAVENI).

Yasmin Torres da Rocha, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Mayse Gabrielle de Lima Barbosa, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

William Caracas Moreira, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeiro pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (PPGENF/UFPB).

Erika Acioli Gomes Pimenta, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Kenya de Lima Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

Publicado

14.12.2023

Como Citar

Delmiro, A. R. da C. A., Rocha, Y. T. da, Barbosa, M. G. de L., Moreira, W. C., Pimenta, E. A. G., & Silva, K. de L. (2023). Compreensão de profissionais sobre o processo de alta hospitalar de crianças dependentes de tecnologias. Revista Enfermagem UERJ, 31(1), e76831. https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.76831

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa