Compreensão de profissionais sobre o processo de alta hospitalar de crianças dependentes de tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.76831Palavras-chave:
Criança Hospitalizada, Alta Hospitalar, Equipe de Assistência ao Paciente, Enfermagem, Dependência de TecnologiaResumo
Objetivo: compreender o processo de alta hospitalar de crianças dependentes de tecnologias por profissionais de unidades pediátricas e neonatais. Método: estudo descritivo com os profissionais da assistência à criança dependente de tecnologias de um Hospital Universitário entre julho e setembro de 2020. Os dados foram obtidos foram exportados para o software Iramuteq e interpretados à luz da teoria de análise de conteúdo. O estudo possui aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa. Resultados: a nuvem de palavras contextualizou e forneceu subsídios para a identificação de duas categorias: Compreensão da necessidade de trabalho em equipe para planejamento de alta hospitalar e percepção da necessidade de implementação de ferramentas como protocolos e fluxos para o direcionamento do preparo para alta e continuidade do cuidado. Conclusão: os profissionais referem que a alta hospitalar é realizada conforme a rotina assistencial e ainda segue um modelo medicalocêntrico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Andrezza Rayana da Costa Alves Delmiro, Yasmin Torres da Rocha, Mayse Gabrielle de Lima Barbosa, William Caracas Moreira, Erika Acioli Gomes Pimenta, Kenya de Lima Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).