Estratégias de termorregulação em recém-nascidos prematuros: uma revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.75112

Palavras-chave:

Segurança do Paciente, Recém-Nascido Prematuro, Regulação da Temperatura Corporal, Hipotermia, Estratégias de Saúde.

Resumo

Objetivo: mapear as estratégias para o controle e regulação da temperatura corporal em recém-nascidos prematuros. Método: revisão de escopo sobre termorregulação do prematuro, orientada pelas recomendações do Instituto Joanna Briggs, desenvolvida em oito bases de informações eletrônica. A busca, síntese e análise dos resultados ocorreu em dezembro de 2022. Resultados: compuseram a revisão 15 estudos que foram agrupados em duas categorias: Fontes de calor e Uso de pacotes de medidas/bundle. Como estratégias para a manutenção da temperatura corporal do prematuro, destacam-se: temperatura adequada materna e do ambiente; envoltório plástico; touca dupla; panos aquecidos; aquecimento do ar no suporte respiratório; contato pele a pele; berços aquecidos e incubadoras. Evidenciou-se que os recursos conjugados foram mais efetivos do que quando usados isoladamente. Conclusão: os resultados da revisão de escopo apontaram para estratégias que podem ser utilizadas para mitigar os riscos de hipotermia em recém-nascidos prematuros.

Biografia do Autor

José Antonio de Sá Neto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil

Marialda Moreira Christoffel, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente de graduação e pós-graduação de Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil.

Gláucia Cristina Lima da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil.

Adriana Teixeira Reis, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem . Docente de graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil.

Aline Cerqueira Santos Santana da Silva, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela. Docente de graduação da Universidade Federal Fluminense do Campus Universitário de Rio das Ostras, RJ, Brasil.

Elisa da Conceição Rodrigues, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Ciências - Intituto Fernandes Figueira/ Fundação Osvaldo Cruz. Professora Associada do Departamento de Enfermagem Materno Infantil Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente Permanente do Programa de Pós-Gragudação em enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Publicado

01.11.2023

Como Citar

Neto, J. A. de S., Christoffel, M. M., da Silva, G. C. L., Reis, A. T., da Silva, A. C. S. S., & Rodrigues, E. da C. (2023). Estratégias de termorregulação em recém-nascidos prematuros: uma revisão de escopo. Revista Enfermagem UERJ, 31(1), e75112. https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.75112

Edição

Seção

Artigos de Revisão