Cateterismo intermitente limpo em crianças com bexiga urinária neurogênica: o cuidado do familiar no domicílio [Clean intermittent catheterization in children with neurogenic urinary bladder: home care by relatives]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2015.16493Palavras-chave:
Bexiga urinária neurogênica, cuidado da criança, família, cateterismo uretral intermitente [Neurogenic urinary bladder, child care, family, intermittent urethral catheterization]Resumo
A pesquisa buscou conhecer os cuidados realizados pelo familiar à criança portadora de bexiga neurogênica que necessita de cateterismo vesical intermitente limpo, no domicilio. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado em ambulatório de pediatria de um hospital universitário, localizado na cidade do Rio de Janeiro. A coleta dos dados deu-se com 12 familiares através de entrevistas semiestruturadas, no período de janeiro a julho de 2014. Para o tratamento dos dados foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin, dando origem a três categorias analíticas: Organizando o ambiente e a criança para o cateterismo; Preparo das mãos para a realização do cateterismo; A realização da técnica pelo familiar. Conclui-se que o cateterismo é realizado conforme a técnica descrita em literatura, mas existem determinados familiares que realizam inadequadamente certos passos da técnica. Sugere-se a realização de protocolos de orientação aos familiares para uniformização de condutas e grupos de apoio aos mesmos.
ABSTRACT
This qualitative study to examine care provided by family members to children with neurogenic bladder needing clean intermittent catheterization at home was conducted at a pediatric outpatient department of a university hospital in Rio de Janeiro City. Data was collected by semi-structured interviews of 12 family members, between January and July 2014. Data were examined using Bardin content analysis, resulting in three categories: organizing the environment and the child for the catheterization; preparing hands to perform the catheterization; and the technique performed by the family member. It was concluded that catheterization is performed according to the technique described in the literature, but certain family members perform some steps of the technique inappropriately. We suggest producing guidance protocols for family members to standardize conduct, and holding support groups for them.
RESUMEN
La investigación tuvo como objetivo conocer la atención realizada por la familia al niño portador de vejiga neurogénica que necesita cateterismo vesical intermitente limpio en su residencia. Se trata de un estudio cualitativo, realizado en una clínica pediátrica ambulatoria de un hospital universitario ubicado en la ciudad de Río de Janeiro. La recolección de datos se llevó a cabo con 12 familias a través de entrevistas semiestructuradas, en el período de enero a julio de 2014. Para estudio de datos se utilizó el análisis de contenido de Bardin, dando lugar a tres categorías de análisis: La organización del ambiente y del niño al cateterismo; Preparación de las manos para la realización del cateterismo; La realización de la técnica por la familia. Se concluye que el cateterismo se realiza según la técnica descrita en la literatura, pero hay algunos miembros de la familia que realizan inadecuadamente algunos pasos de la técnica. Se sugiere la realización de protocolos de orientación a los familiares con vistas a uniformizar las conductas y grupos de apoyo a los mismos.
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2015.16493
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).