Modelos de cuidado às famílias de crianças dependentes de tecnologia em contexto hospitalar [Models of care for families of technology-dependent children in a hospital context]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2017.27529Palavras-chave:
Adolescente, transplante, oncologia, enfermagem pediátrica.Resumo
Objetivo: descrever os modelos de cuidado às famílias de crianças dependentes de tecnologias presentes em um contexto hospitalar, a partir de depoimentos de enfermeiros. Método: estudo qualitativo e descritivo, realizado em uma instituição federal no Rio de Janeiro, com 08 enfermeiros. A coleta de dados foi realizada nos meses de setembro a outubro de 2011, mediante entrevistas e os dados tratados através da análise de conteúdo. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, CAAE nº 0050.0.008.000-11. Resultados: os enfermeiros centram-se no cuidado baseado na tecnologia dura e ainda focado no modelo biológico. Entretanto, consideram que os familiares são importantes para a manutenção do equilíbrio emocional da criança. Conclusão: os resultados mostraram que é preciso compreender a criança como cidadã e integrar a família como uma extensão do cuidado a partir da escuta atenta às suas necessidades.
ABSTRACT
Objective: to describe models of care for families of technology-dependent children in a hospital context, on the basis of nurses’ statements. Method: qualitative, descriptive study at a federal institution in Rio de Janeiro, with eight nurses. Data were collected by interview from September to October 2011 and processed by content analysis. The study was approved by the research ethics committee (CAAE 0050.0.008.000-11). Results: nurses focus on care based on hard technology and still centered on the biological model. However, they regard family members as important to maintaining the children’s emotional balance. Conclusion: the results showed children must be understood as citizens and to integrate the family as an extension of care by listening attentively to their needs.
RESUMEN
Objetivo: describir los modelos de cuidado a las familias de niños dependientes tecnologías presentes en un contexto hospitalario, a partir de declaraciones de enfermeros. Método: estudio cualitativo y descriptivo, realizado en una institución federal en Río de Janeiro, con 08 enfermeras. La recolección de datos se realizó en los meses de septiembre a octubre de 2011, por medio de entrevistas y los datos fueron tratados a través del análisis de contenido. La investigación fue aprobada por el Comité Ético de Investigación, CAAE nº 0050.0.008.000-11. Resultados: los enfermeros se centran en el cuidado basado en la tecnología dura y focalizado en el modelo biológico. Sin embargo, consideran que los familiares son importantes para el mantenimiento del equilibrio emocional del niño. Conclusión: los resultados mostraron que es necesario comprender al niño como ciudadano e integrar a la familia como una extensión del cuidado a partir de la escucha atenta a sus necesidades.
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2017.27529
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).