Normatização dos escores da escala eHealth Literacy Scale para avaliação do letramento digital em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.74812

Palavras-chave:

Psicometria, Estudos de Validação, Letramento em Saúde, Alfabetização Digital

Resumo

Objetivo: analisar os dados de normatização dos escores da versão brasileira do instrumento eHealth Literacy Scale (eHeals) para avaliação do letramento digital em saúde. Método: estudo transversal com 502 adultos brasileiros, realizado em 2019. Dados coletados pelo instrumento eHeals e questionário sociodemográfico. Foram aplicadas árvores de decisão e análise discriminante. Estudo aprovado pelo Comite de Ética em Pesquisa. Resultados: a análise discriminante determinou as faixas de classificação do eHeals a partir da distribuição dos escores. A árvore de decisão indicou que a escolaridade afetou de forma relevante os resultados da escala. Os indivíduos com escolaridade até o ensino fundamental II incompleto: baixo (até 10), médio (11 a 25), alto (27 a 40), e escolaridade acima: baixo (até 25), médio (25 a 32) e alto LDS (33 a 40). Conclusão: a classificação dos níveis de letramento digital em saúde de adultos pelo eHeals deve ser controlada pelos níveis de escolaridade dos participantes.

Biografia do Autor

Fábio Luiz Mialhe, Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Odontologia de Piracicaba

Odontólogo. Doutor. Professor Associado. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Odontologia de Piracicaba. Piracicaba, Brasil.

Katarinne Lima Moraes, Universidade de Brasília. Faculdade de Ceilândia

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta. Universidade de Brasília. Faculdade de Ceilândia. Ceilândia, Brasil.

Helena Alves De Carvalho Sampaio, Universidade Estadual do Ceará. Programa de Pós-Graduaçao em Saúde Coletiva

Nutricionista. Doutora. Professora Emérita. Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza. Programa de Pós-Graduaçao em Saúde Coletiva. Fortaleza, Brasil.

Virginia Visconde Brasil, Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Enfermagem.

Enfermeira. Doutora. Professora Titular. Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Enfermagem. Goiânia, Brasil.

Flávio Rebustini, Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Educador físico. Doutor. Professor. Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades. São Paulo, Brasil.

Publicado

12.12.2023

Como Citar

Mialhe, F. L., Moraes, K. L., Sampaio, H. A. D. C., Brasil, V. V., & Rebustini, F. (2023). Normatização dos escores da escala eHealth Literacy Scale para avaliação do letramento digital em saúde. Revista Enfermagem UERJ, 31(1), e74812. https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.74812

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa