Uso da adaptação transcultural nos cursos de pós-graduação em Enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2024.79036

Palavras-chave:

Pesquisa em Enfermagem, Educação de Pós-Graduação em Enfermagem, Comparação Transcultural, Inquéritos e Questionários, Psicometria

Resumo

Objetivo: analisar a produção científica brasileira, na Pós-Graduação em Enfermagem, que utilizou o método de adaptação transcultural. Método: estudo documental, com busca realizada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, que resultou em 140 dissertações e 72 teses para análise, oriundas de Programas de Pós-Graduação da região Sudeste, seguida das regiões Nordeste, Sul e Centro-Oeste, sem representação da região Norte. Resultados: os instrumentos adaptados foram, em sua maioria, procedentes do idioma inglês. Prevaleceram as pesquisas na área/campo Assistencial, destacando-se a linha de pesquisa Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem. Identificou-se descompasso entre o que é produzido na área e o que é recomendado internacionalmente. Conclusão: verificou-se aumento na utilização da adaptação transcultural como método de pesquisa, com persistência das assimetrias acadêmicas regionais e sem consenso sobre o referencial metodológico.

Biografia do Autor

Kayo Henrique Jardel Feitosa Sousa, Centro Universitário UNINOVAFAPI

Enfermeiro. Doutor. Professor Auxiliar do Centro Universitário UNINOVAFAPI, Teresina, PI, Brasil. 

Renata Flavia Abreu da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora. Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Cristiane Helena Gallasch, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Flávio Rebustini, Universidade de São Paulo

Profissional de Educação Física. Pós-doutor. Professor Pesquisador. Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

Marialda Moreira Christoffel, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora. Professora Associada do Instituto de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro, campus Macaé, RJ, Brasil.

Regina Célia Gollner Zeitoune, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora. Professora Titular. Escola de Enfermagem Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

29.05.2024

Como Citar

Sousa, K. H. J. F., Silva, R. F. A. da, Gallasch, C. H., Rebustini, F., Christoffel, M. M., & Zeitoune, R. C. G. (2024). Uso da adaptação transcultural nos cursos de pós-graduação em Enfermagem. Revista Enfermagem UERJ, 32(1), e79036. https://doi.org/10.12957/reuerj.2024.79036

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa