Tendência de mortalidade prematura por doenças crônicas não transmissíveis no estado de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.74392

Palavras-chave:

Epidemiologia, Promoção da Saúde, Doenças Crônicas não Transmissíveis, Morte Prematura

Resumo

Objetivo: analisar a tendência de óbitos prematuros relacionados às doenças crônicas não transmissíveis e sua relação com o nível de escolaridade e renda da população do estado de São Paulo. Método: estudo ecológico, utilizando dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), referentes aos óbitos registrados no período de 2012 a 2019, de pessoas na faixa etária de 30 a 69 anos em decorrência de doenças cardiovasculares e respiratórias; neoplasias e diabetes mellitus. Os dados foram analisados por meio de modelo linear generalizado de distribuição binomial-negativa com função de ligação logarítmica Resultados: o coeficiente de mortalidade prematura por doenças crônicas não transmissíveis apresentou aumento, passando de 313,16 óbitos/ 100.000 habitantes no ano de 2012 para 315,08/100.000 habitantes em 2019. Conclusão: há necessidade de uma atenção especial da gestão em saúde às doenças crônicas não transmissíveis, ações para a prevenção, promoção e diagnóstico precoce, destacando-se o papel relevante dos serviços da atenção primária à saúde.

Biografia do Autor

Helena Nayara Santos Pereira, Universidade Federal de São Carlos

Enfermeira. Mestranda pelo programa de pós-graduação em enfermagem da Universidade Federal de São Carlos. Membro do grupo de pesquisa: Grupo Interdisciplinar em Vigilância em Saúde e Saúde Ambiental (GIVISA).

Sílvia Carla da Silva André Uehara, Universidade Federal de São Carlos

Enfermeira. Doutora em Ciências. Professora Adjunta III do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos. Segunda Líder do Grupo Interdisciplinar de Vigilância em Saúde e Saúde Ambiental (GIVISA) da EERP/USP. Membro do Grupo de Estudos: Grupo Boas práticas de controle da transmissão de patógenos relacionada à assistência à saúde (DEnf-UFSCar).

Publicado

14.12.2023

Como Citar

Pereira, H. N. S., & Uehara, S. C. da S. A. (2023). Tendência de mortalidade prematura por doenças crônicas não transmissíveis no estado de São Paulo. Revista Enfermagem UERJ, 31(1), e74392. https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.74392

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa