Influência do contexto político-institucional na tomada de decisões de docentes de enfermagem sobre a aposentadoria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.73921

Palavras-chave:

Trabalho, Universidades, Docentes de Enfermagem, Tomada de Decisões, Aposentadoria.

Resumo

Objetivo: compreender as percepções de docentes de enfermagem aposentados de uma universidade pública sobre a influência do contexto político-institucional na tomada de decisão pela aposentadoria. Método: pesquisa qualitativa, realizada com 13 docentes de enfermagem aposentados de uma universidade pública do estado do Rio de Janeiro, Brasil. Dados coletados entre março e abril de 2022, mediante entrevista semiestruturada, submetida à análise lexical apoiada pelo software Iramuteq. Resultados: os léxicos “reforma da previdência”, “medo”, “salário” e “greve” apontaram para um contexto de incerteza vivenciado pelos docentes, o qual influenciou na decisão pela aposentadoria. Considerações finais: a decisão pela aposentadoria é complexa, pois é marcada não somente pelas questões pessoais, como também pela relação que o docente estabelece com o trabalho e a instituição, bem como pela percepção que tem sobre o contexto social, econômico e político. Nesse cenário, os docentes de enfermagem aposentam-se com pesar e precocemente, em função dos riscos associados à perda de direitos.

Biografia do Autor

Samira Silva Santos Soares, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enefermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Assistente do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia, Brasil.

Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Professora Titular do Departamento Médico-cirúrgico, da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Thereza Christina Mó y Mó Loureiro Varella, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Professora Associada (aposentada) do departamento de Saúde pública da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Karla Biancha Silva de Andrade, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem médico-cirúrgica da Faculdade de Enfermagem da UERJ

Eloá Carneiro Carvalho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Departamento de saúde pública, Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Carolina Cabral Pereira da Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem Médico-cirúrgica da Faculdade de Enfermagem da UERJ.

Publicado

01.11.2023

Como Citar

Soares, S. S. S., Souza, N. V. D. de O., Varella, T. C. M. y M. L., Andrade, K. B. S. de, Carvalho, E. C., & Costa, C. C. P. da. (2023). Influência do contexto político-institucional na tomada de decisões de docentes de enfermagem sobre a aposentadoria. Revista Enfermagem UERJ, 31(1), e73921. https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.73921

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa