Dificuldades com amamentação e sua relação com a prática alimentar na alta hospitalar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.73485

Palavras-chave:

Alojamento Conjunto, Aleitamento Materno, Banco de Leite Humano, Promoção da Saúde.

Resumo

Objetivo: descrever as frequências das dificuldades com aleitamento materno durante a internação em alojamento conjunto e sua relação com a prática alimentar na alta hospitalar. Método: estudo transversal conduzido a partir de dados de uma coorte, realizada entre março de 2017 e abril de 2018, mediante entrevistas face a face e coleta de dados de prontuários hospitalares de um hospital de referência nacional para alto risco fetal e infantil. Utilizou-se a estatística descritiva por meio de frequências absolutas, relativas e teste qui-quadrado em todas as análises. Resultados: de 686 mães e seus recém-nascidos, 50,6% das mulheres apresentaram dificuldades com aleitamento materno, com destaque para: pega, sucção, tipo de mamilo, trauma mamilar. Dentre os recém-nascidos que receberam aleitamento materno exclusivo na alta hospitalar, 51,3% não apresentaram dificuldades com amamentação durante a internação. Conclusão: apesar da dificuldade apresentada em metade da amostra estudada, ressalta-se a necessidade do suporte precoce ao aleitamento materno exclusivo ainda no ambiente hospitalar.

Biografia do Autor

Brunna Oliveira de Meneses Freire Santos, Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira

Enfermeira. Especialista. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Maíra Domingues Bernardes Silva, Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira

Enfermeira. Doutora. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Barbara Almeida Soares Dias, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR, Brasil.

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta. Universidade Federal de Roraima. Boa Vista, RR, Brasil.

Davi da Silveira Barroso Alves, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeiro.  Doutor. Professor Adjunto. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Enirtes Caetano Prates Melo, Fundação Osvaldo Cruz

Enfermeira. Doutora. Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Publicado

01.11.2023

Como Citar

Santos, B. O. de M. F., Silva, M. D. B., Dias, B. A. S., Alves, D. da S. B., & Melo, E. C. P. (2023). Dificuldades com amamentação e sua relação com a prática alimentar na alta hospitalar. Revista Enfermagem UERJ, 31(1), e73485. https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.73485

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa