Qualidade de vida no trabalho na estratégia saúde da família durante a pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.71389

Palavras-chave:

Estratégia Saúde da Família, Saúde do Trabalhador, Qualidade de Vida, COVID-19

Resumo

Objetivos: analisar a qualidade de vida no trabalho (QVT) na Estratégia Saúde da Família durante o período pandêmico e identificar na visão dos trabalhadores sugestões para promoção da qualidade de vida no ambiente laboral. Métodos: estudo transversal e quantitativo, realizado entre outubro de 2020 a junho de 2021 nas Unidades Básicas de Saúde de Palmas, capital do Tocantins, Brasil. Investigou-se o perfil sociodemográfico, a QVT por meio do Quality of Working Life Questionnaire (QOLWQ-bref) e sugestões para sua melhoria. Resultados: a QVT foi satisfatória para 91,96% dos 112 participantes, com níveis médios a altos em todos os domínios. Aqueles que não consideravam o trabalho estressante alcançaram melhor QVT. Entre as 113 sugestões para promoção da QVT, destacaram-se aspectos relacionados à Condições de Trabalho (29,19%) e Relacionamento na Equipe (19,46%). Conclusão: apesar da pandemia, a maioria dos participantes avaliaram QVT como satisfatória. As sugestões dos trabalhadores podem colaborar para manutenção e melhoria da QVT, protegendo a saúde do trabalhador.

Biografia do Autor

Bianca Guimarães Lima, Universidade Federal do Tocantins

Acadêmica do curso de enfermagem da Universidade Federal do Tocantins

Mateus Portilho Pires, Universidade Federal do Tocantins

Bacharel em Enfermagem. Foi bolsista de iniciação cientifica, é membro do grupo de pesquisa de saúde coletiva da UFT, participando de atividades de educação em saúde, saúde coletiva e saúde do trabalhador. Atualmente servidor do Núcleo Interno de Regulação do HGP, nas funções de enfermeiro regulador.

Gercileny Queiroz de Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Bacharel em enfermagem pela Universidade Federal do Tocantins

Viviane Nunes Reis, Universidade Federal do Tocantins

Bacharel em Enfermagem. Foi bolsista de iniciação cientifica, é membro do grupo de pesquisa de saúde coletiva da UFT, participando de atividades de educação em saúde, saúde coletiva e saúde do trabalhador.

Ulisses Vilela Hipólito, Universidade Federal do Tocantins

Enfermeiro. Doutor. Professor Adjunto. Universidade Federal do Tocantins

Mirian Cristina dos Santos Almeida, Universidade Federal do Tocantins

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta. Universidade Federal do Tocantins.

Publicado

05.07.2023

Como Citar

Lima, B. G., Pires, M. P., Sousa, G. Q. de, Reis, V. N., Hipólito, U. V., & Almeida, M. C. dos S. (2023). Qualidade de vida no trabalho na estratégia saúde da família durante a pandemia da Covid-19. Revista Enfermagem UERJ, 31(1), e71389. https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.71389

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa