Resiliência e capacidade para o trabalho em trabalhadores de enfermagem [Resilience and work ability in nursing workers] [Resiliencia y capacidad laboral en trabajadores de enfermería]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2019.45731Palavras-chave:
Resiliência psicológica, Avaliação da capacidade de trabalho, Saúde do trabalhador, Enfermagem.Resumo
Objetivo: verificar a associação da resiliência com a capacidade para o trabalho em trabalhadores de enfermagem. Método: estudo transversal realizado com 375 trabalhadores de enfermagem de um hospital universitário, na cidade de São Paulo, Brasil, por meio de três instrumentos autoaplicáveis: um para caracterização sociodemográfica e profissional, a Escala de Resiliência e o Índice de Capacidade para o Trabalho. Os dados foram analisados por meio de regressão linear múltipla. O projeto foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa da instituição. Resultados: Entre os trabalhadores participantes, 15,2% apresentaram baixa resiliência e 30,4% mostraram capacidade para o trabalho comprometida. Quanto maior o escore do Índice de Capacidade para o Trabalho, maior a pontuação da Escala de Resiliência (b=0,722; p<0,001). Conclusão: a resiliência foi associada de forma positiva à capacidade para o trabalho.
ABSTRACT
Objective: to verify the association of resilience with work ability in nursing workers. Method: cross-sectional study carried out with 375 nursing workers from a university hospital in the city of São Paulo, Brazil, using three self-applicable instruments: one for sociodemographic and professional characterization, the Resilience Scale and the Work Ability Index. Data were analyzed using multiple linear regression analysis. The research project was approved by the Institution’s Research Ethics Committee. Results: Among participants workers, 15.2% showed low resilience and 30.4% have some level of impaired work ability. The higher the Work Ability Index score, the higher the Resilience Scale score (b=0.722; p<0.001). Conclusion: resilience was positively associated with the work ability.
RESUMEN
Objetivo: verificar la asociación de resiliencia con capacidad laboral en trabajadores de enfermería. Método: estudio transversal realizado con 375 trabajadores de enfermería de un hospital universitario en la ciudad de São Paulo, Brasil, utilizando tres instrumentos auto-aplicables: uno para caracterización sociodemográfica y profesional, la Escala de Resiliencia y el Índice de Capacidad Laboral. Los datos se analizaron mediante análisis de regresión lineal múltiple. El proyecto de investigación fue aprobado por el Comité de Ética de Investigación de la Institución. Resultados: Entre los trabajadores participantes, el 15.2% mostró baja capacidad de recuperación y el 30.4% tiene algún nivel de capacidad laboral deteriorada. Cuanto más alto sea el puntaje del Índice de Habilidad de Trabajo, más alto será el puntaje de la Escala de Resiliencia ( = 0.722; p <0.001). Conclusión: la resiliencia se asoció positivamente con la capacidad de trabajo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).