Representação social da saúde para os umbandistas e o cuidado transcultural de Madeleine Leininger

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.71267

Palavras-chave:

Enfermagem Transcultural, Saúde, Cultura, Religião, Enfermagem

Resumo

Objetivo: analisar a estrutura da representação social da saúde para umbandistas com vistas à abordagem do cuidado transcultural. Método: estudo qualitativo descritivo-exploratório, fundamentado na abordagem estrutural da Teoria das Representações Sociais e Teoria Transcultural de Madeleine Leininger. Os participantes foram captados pela técnica Snowball, que responderam a um questionário online, contendo caracterização sociodemográfica; escala DUREL; e instrumento de evocações livres. Os dados foram analisados por estatística descritiva e as evocações pela análise prototípica e de similitude. Resultados: participaram 110 invíduos, predominando mulheres (70%), entre 29 e 39 anos, e com alta religiosidade. A análise prototípica evidenciou vida, bem-estar e ter-fé como provavelmente centrais e hospital e médico como elementos de contraste. A análise de similitude demonstrou além dos elementos previamente e provavelmente centrais, cuidado e corpo com comportamento de centralidade. Considerações finais: concepções multidimensionais de bem-estar e qualidade de vida marcam esta representação, embasada pela alta religiosidade e o cuidado transcultural e integral em saúde.

Biografia do Autor

Gabriel Santos da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduando em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Antonio Marcos Tosoli Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Titular do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Juliana de Lima Brandão, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestre em enfermagem. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Lívia Fajin de Mello, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeria. Professora assistente do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Karen Paula Damasceno dos Santos Souza, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

12.12.2023

Como Citar

Silva, G. S. da, Gomes, A. M. T., Brandão, J. de L., Mello, L. F. de, & Souza, K. P. D. dos S. (2023). Representação social da saúde para os umbandistas e o cuidado transcultural de Madeleine Leininger. Revista Enfermagem UERJ, 31(1), e71267. https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.71267

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa