Conhecimento de equipes de enfermagem quanto às manifestações clínicas e grupo de risco para COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.71004

Palavras-chave:

Serviços Médicos de Emergência, Cuidados de Enfermagem, Pandemias, COVID-19, Sinais e Sintomas.

Resumo

Objetivo: comparar o conhecimento de enfermeiros e técnicos de enfermagem atutentes em Unidades de Pronto Atendimento quanto ao reconhecimento de manifestações clínicas e grupos de risco para o desenvolvimento da forma grave da COVID-19. Método: estudo descritivo, realizado com 53 profissionais de três unidades de pronto atendimento, com coleta de dados realizada por meio de questionário autorrespondido. Dados analisados por meio de estatística descritiva e inferencial (testes t-student e qui-quadrado). Protocolo de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da instituição. Resultados: destaca-se uma associação entre a citação de manifestações clínicas como náuseas e vômitos, grupos de risco e a função, enfermeiros ou técnicos de enfermagem (p<0,05) e o nível de formação, ou seja, os enfermeiros relataram com maior frequência a presença desses sintomas que os técnicos de enfermagem. Conclusão: os profissionais de enfermagem apresentam conhecimento quanto a sintomatologia e grupos de risco, ainda que haja diferença entre o nível profissional.

Biografia do Autor

Gabriela Elisa Parra, Universidade Federal de São Carlos

Estudante de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos. Linha de pesquisa em Saúde Pública. Técnica de Enfermagem - Colégio Técnico de Limeira 2017.

Ana Paula Vechi Côrrea, Centro Universitário Padre Albino

Enfermeira, aluna de doutorado do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos. Docente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Padre Albino.

Silvia Carla da Silva André Uehara, Universidade Federal de São Carlos

Professora Doutora no Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Publicado

31.10.2023

Como Citar

1.
Parra GE, Côrrea APV, Uehara SC da SA. Conhecimento de equipes de enfermagem quanto às manifestações clínicas e grupo de risco para COVID-19 . Rev. enferm. UERJ [Internet]. 31º de outubro de 2023 [citado 12º de novembro de 2024];31(1):e71004. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/71004

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa