Ações de educação permanente no contexto da estratégia saúde da família [Continuing education in the context of the family health strategy] [Acciones de educación permanente en el contexto de la estrategia salud de la familia]
Palavras-chave:
Educação continuada, saúde da família, educação em saúde, enfermagem em saúde comunitária [continuing education, family health, health education, community health nursing] [Educación permanente, salud de la familia, educación en salud, enfermería en salu]Resumo
A educação permanente, no Brasil, tem sido desenvolvida como uma política de desenvolvimento humano para o Sistema Único de Saúde. Este estudo teve como objetivo verificar o significado e contribuições da educação permanente sob a ótica dos enfermeiros que atuam na Estratégia Saúde da Família. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, realizado em um dos distritos sanitários de Goiânia-GO, no período de fevereiro e março de 2007, com 12 enfermeiros, através de um questionário que abordava questões sobre o tema e suas contribuições. A partir das respostas foi possível extrair as seguintes categorias: Identificação de falhas e resolução de problemas na organização do trabalho; maior integração entre equipe e comunidade e maior estímulo para a qualificação. Foram identificadas pelos profissionais contribuições na organização e no funcionamento do serviço, além de mudanças na prática quanto à forma de atendimento aos usuários, trabalho em equipe e sua qualificação.
ABSTRACT: In Brazil continuing education has been applied as a human development policy for the Unified Health System. This study aimed to determine the significance and contributions of continuing education in the view of nurses working in the Family Health Strategy. It was an exploratory descriptive study conducted in a health district of Goiânia, Goiás, in February and March 2007, with 12 nurses, using a questionnaire that addressed issues of continuing education and its contributions. From their responses, the following categories could be extracted: trouble shooting and problem solving in work organization; greater integration between team and community; and greater stimulus to gain qualification. The health personnel identified contributions to service organization and operation, and to changes in practices in how users are attended to, in teamwork and in team qualification.
RESUMEN: La educación permanente en Brasil, ha sido desarrollada como una política de desenvolvimiento humano para el Sistema Único de Salud. Este estudio tuvo como objetivo verificar el significado y contribuciones de la educación permanente bajo la visión de los enfermeros que trabajan en la Estrategia Salud de la Familia. Se trata de un estudio descriptivo-exploratorio, realizado en uno de los distritos sanitarios de Goiania-GO-Brasil, en febrero y marzo de 2007, con 12 enfermeros, por medio de un cuestionario que enfocaba cuestiones sobre el tema y sus contribuciones. A partir de las respuestas fue posible extraer las categorías siguientes: identificación de fallas y resolución de problemas en la organización del trabajo: mayor integración entre equipo y comunidad y mayor estímulo para la calificación. Fueron identificadas por los profesionales contribuciones en la organización y en el funcionamiento del servicio, allén de cambios en la práctica cuanto al modo de atendimiento a los usuarios, trabajo en equipo y su calificación.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).