Conhecimento dos profissionais de saúde sobre eventos adversos em unidade de terapia intensiva [Health professionals’ knowledge regarding adverse events in the intensive care unit]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2015.5158Palavras-chave:
Enfermagem, unidades de terapia intensiva, segurança do paciente, iatrogenia [Nursing, intensive care units, patient safety, iatrogenic disease] [Enfermería, unidades de cuidados intensivos, seguridad del paciente, enfermedad iatrogénica]Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar o conhecimento dos profissionais de saúde sobre a ocorrência de eventos adversos em unidade de terapia intensiva. Trata-se de estudo descritivo, realizado com 37 profissionais de saúde de duas unidades de terapia intensiva de um hospital de ensino da cidade de Goiânia, Goiás. A coleta de dados foi de janeiro a março de 2011, com instrumento estruturado e validado, sendo realizada análise estatística descritiva. Dos 37 profissionais, 45,9% desconheciam o significado de evento adverso, mas o reconheciam como parte do processo de trabalho. Relataram a ocorrência de 152 eventos durante o tempo de atuação na unidade. Para sua prevenção, foram sugeridas ações de educação continuada e organização do serviço. Os profissionais de saúde devem ser estimulados a notificá-los e as ações educativas devem ser simuladas a partir do contexto da prática em saúde, como um caminho para a assistência segura e de qualidade.
ABSTRACT
This descriptive study to examine health professionals’ knowledge of adverse events occurring in intensive care units was conducted with 37 health professionals from two intensive care units at a teaching hospital in Goiania, Goias State. Data were collected from January to March 2011 using a validated, structured instrument, and were treated with descriptive statistical analysis. Of the 37 health professionals, 45.9% were unaware of the significance of adverse events, but recognized them as part of the work process, and reported the occurrence of 152 events during their time working in the unit. Continuing professional development activities and service organization measures were suggested with a view to preventing adverse events. Health professionals should be encouraged to report adverse events, and educational actions should use simulation based on the practical healthcare context as a pathway to safe, quality care.
RESUMEN
El estudio tuvo como objetivo analizar el conocimiento de los profesionales de salud sobre la ocurrencia de eventos adversos en unidad de cuidados intensivos. Se trata de un estudio descriptivo, realizado junto a 37 profesionales de la salud de dos unidades de cuidados intensivos de un hospital universitario de Goiânia, Goiás. La recolección de datos tuvo lugar de enero a marzo de 2011, con instrumento estructurado y validado. Ha sido realizado el análisis estadístico descriptivo. De los 37 profesionales, un 45,9% desconocía el significado de evento adverso, sin embargo lo reconocía como parte del proceso de trabajo y relató la ocurrencia de 152 eventos durante el tiempo de actuación en la unidad. Para la prevención de eventos adversos, se han sugerido actividades de formación permanente y organización del servicio. Se debe alentar a los profesionales de salud a que informen eventos adversos y se deben simular acciones educativas dentro del contexto de la práctica en salud, como un camino hacia una atención segura y de calidad.
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2015.5158
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).