Segurança do paciente na assistência de enfermagem perioperatória e as taxonomias de enfermagem [Patient safety in perioperative nursing care and nursing taxonomies] [Seguridad del paciente en la atención de enfermería perioperatoria y las taxonomías de enfermería]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2021.62528Palavras-chave:
Enfermagem Perioperatória, Processo de Enfermagem, Segurança do Paciente, Terminologia Padronizada em Enfermagem.Resumo
Objetivo: analisar as estratégias da lista de verificação de segurança cirúrgica proposta pela Organização Mundial de Saúde e identificar as taxonomias de enfermagem, a fim de subsidiar um modelo para registro e operacionalização da Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP). Método: estudo metodológico que visa identificar as ligações das taxonomias de enfermagem, por meio da SAEP. Foram listados os principais termos da lista de verificação de segurança cirúrgica, consultadas as taxonomias de enfermagem, diagnósticos de enfermagem da NANDA-Internacional, classificação dos resultados e das intervenções de enfermagem. Resultados: foi elaborado um modelo para registro e operacionalização da SAEP aplicado a segurança do paciente na assistência de enfermagem perioperatória, conforme cada fase de um fluxo normal de um procedimento cirúrgico. Conclusão: no modelo proposto para SAEP, foram contempladas as taxonomias NANDA-I, NOC e NIC que auxiliarão o enfermeiro no raciocínio clínico para avaliação e implementação de medidas preventivas de incidentes.
ABSTRACT
Objective: to analyze the strategies of the surgical safety checklist proposed by the World Health Organization and identify the nursing taxonomies, as input to a model for recording and operationalizing the Systematization of Perioperative Nursing Care (SAEP). Method: this methodological study aimed to identify the links with nursing taxonomies through the SAEP. The main terms of the surgical safety checklist were listed, and the nursing taxonomies, NANDA-International nursing diagnoses, classification of nursing outcomes and interventions were consulted. Results: a model was developed for recording and operationalizing the SAEP as applied to patient safety in perioperative nursing care, by each phase in a normal surgical procedure flow. Conclusion: the proposed model for SAEP, considered the NANDA-I, NOC, and NIC taxonomies, which will help nurses in clinical reasoning when evaluating and implementing measures to prevent incidents.
RESUMEN
Objetivo: analizar las estrategias de la lista de verificación de seguridad quirúrgica propuesta por la Organización Mundial de la Salud e identificar las taxonomías de enfermería, con el fin de subsidiar un modelo de registro y operacionalización de Sistematización de la Atención de Enfermería Perioperatoria (SAEP). Método: estudio metodológico que tiene como objetivo identificar los vínculos de las taxonomías de enfermería a través del SAEP. Se enumeraron los principales términos del checklist de seguridad quirúrgica, consultando las taxonomías de enfermería, diagnósticos de enfermería de NANDA-International, clasificación de los resultados y de las intervenciones de enfermería. Resultados: se desarrolló un modelo de registro y operacionalización del SAEP aplicado a la seguridad del paciente en el cuidado de enfermería perioperatoria, de acuerdo con cada fase del flujo normal de un procedimiento quirúrgico. Conclusión: en el modelo propuesto para SAEP, se consideraron las taxonomías NANDA-I, NOC y NIC, que ayudarán al enfermero en el razonamiento clínico para la evaluación e implementación de medidas preventivas de incidentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).