Avaliação do excesso de peso entre adultos da estratégia saúde da família [Assessment of overweight among adults in the family health strategy] [Evaluación del sobrepeso entre adultos de la estrategia salud de la família]
Palavras-chave:
Sobrepeso, obesidade, saúde do adulto, saúde pública [Overweight, obesity, adult health, public health] [Sobrepeso, obesidad, salud del adulto, salud pública]Resumo
Identificar casos de excesso de peso precocemente pode ser útil para dificultar o aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis em indivíduos sadios. Estudo transversal que objetivou identificar a ocorrência de excesso de peso e verificar a sua associação com as variáveis sociodemográficas em indivíduos adultos de Itapipoca – Ceará. Foram investigadas 419 pessoas de ambos os sexos, com idades entre 20 e 59 anos, usuários dos centros de saúde da família do município. A coleta de dados ocorreu de janeiro a março de 2010 por meio de entrevista e mensuração dos dados antropométricos. Observou-se 59,7% de casos de excesso de peso, com predominância entre os homens e os que tinham idades avançadas e escolaridade reduzida. Conforme se percebeu, mais da metade dos participantes estavam com o peso elevado, fazendo-se necessária a realização de estratégias que promovam mudanças no estilo de vida a fim de reverter a situação não eutrófica dessa população e impedir ou retardar a manifestação de doenças crônicas não transmissíveis associadas ao excesso de peso.
ABSTRACT
Early identification of overweight can help hinder the emergence of chronic diseases in healthy individuals. This cross-sectional study aimed to identify the occurrence of overweight and examine its association with sociodemographic variables in adult individuals in Itapipoca, Ceará State, by investigating 419 family health center users of both sexes, aged between 20 and 59 years. Data was collected from January to March 2010 by interview and measurement for anthropometric data. Overweight was observed in 59.7% of cases, predominantly among men and individuals of advanced age and less schooling. This prevalence of overweight recommends implementing strategies to foster lifestyle changes to reverse the non-eutrophic situation of this population and prevent or delay the emergence of chronic non-communicable diseases associated with overweight.
RESUMEN
La identificación de los casos de sobrepeso a tiempo puede ser útil para impedir la aparición de enfermedades crónicas no transmisibles en individuos sanos. Estudio transversal que tuvo como objetivo identificar La aparición de sobrepeso y verificar su asociación con las variables sociodemográficas en individuos adultos de Itapipoca-Ceará-Brasil. Se investigaron 419 personas de ambos los sexos, con edades comprendidas entre 20 y 59 años, usuarios de los centros de salud de la familia en la ciudad. Los datos fueron recolectados entre enero y marzo de 2010 por entrevista y la medición de los datos antropométricos. Se observó 59,7% de casos de sobrepeso, sobre todo entre los hombres y entre los de edad avanzada y de escolarización reducida. Como se observa, más de la mitad de los participantes estaban con alto peso, lo que hace necesario la implementación de estrategias para promover cambios de estilo de vida a fin de revertir la situación no eutrófica de esa población e impedir o retardar La manifestación de enfermedades crónicas no transmisibles relacionadas al exceso de peso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).