Terapia de nutrição enteral: construção e validação de protocolo [Enteral nutrition therapy: protocol construction and validation] [Terapia de nutrición enteral: construcción y validación de protocolo]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.11625Palavras-chave:
Descritores, Dietoterapia, pesquisa metodológica em enfermagem, estudos de validação, conhecimento.Resumo
Objetivo: construir e validar um protocolo de terapia de nutrição enteral para pacientes adultos em uso de sonda enteral. Método: trata-se de um estudo descritivo em que se realizou uma revisão da literatura a respeito da temática para construção do instrumento e posterior validação por especialistas. Participaram da fase de validação 15 especialistas e os dados foram coletados entre junho e setembro de 2012, por meio de um formulário contendo dados referentes aos especialistas e dados avaliativos do protocolo. Resultado: o protocolo final resultou em duas seções com seis domínios na primeira seção e seis na segunda. Após sua construção, realizou-se a validação de aparência e de conteúdo, com obtenção de um índice de concordância de 0,837, considerado como de confiabilidade alta. Conclusão: o protocolo é válido e aplicável na prática, capaz de subsidiar desenhos de intervenção e de eleger a melhor forma de atuação da enfermagem.
ABSTRACT
Objective: to develop and validate a protocol for enteral nutrition therapy for adult patients on enteral tube. Method: this descriptive study involved a literature review on the subject in order to construct the instrument and for its subsequent validation by experts. Fifteen experts participated in the validation, and data were collected between June and September 2012 using a form containing data on the experts and protocol evaluative data. Results: the final protocol resulted in two sections, each with six domains. After construction, protocol appearance and content validation returned a 0.837 rate of agreement, which is considered high reliability. Conclusion: the protocol is valid, applicable in practice, and able to inform intervention designs and choice of the best nursing practice.
RESUMEN
Objetivo: desarrollar y validar un protocolo de terapia de nutrición enteral para pacientes adultos utilizando sonda enteral. Método: se trata de estudio descriptivo que llevó a cabo una revisión de la literatura sobre el tema para construir el instrumento y una posterior validación por expertos. Participaron en la fase de validación 15 expertos y los datos fueron recogidos entre junio y septiembre de 2012, mediante un formulario que contiene los datos relativos a los expertos y los datos evaluativos del protocolo. Resultados: el protocolo final resultó en dos secciones con seis temas en la primera y seis en la segunda. Tras su construcción, se llevó a cabo la validación de la apariencia y del contenido, en el que alcanzó un índice de concordancia 0.837, considerado como teniendo alta confiabilidad. Conclusión: el protocolo es válido y aplicable en la práctica, capaz de subsidiar diseños de intervención y elegir la mejor forma de actuación de la enfermería.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).