Conhecimentos e práticas sobre prevenção do câncer de próstata: uma contribuição para a enfermagem [Knowledge and practices on prevention of prostate cancer: a contribution to nursing]
Palavras-chave:
Neoplasias da próstata, conhecimentos, atitudes e prática em saúde, saúde do homem, prevenção de doenças [Prostatic neoplasms, health awareness, attitudes, practice, men’s health, prevention]Resumo
Este estudo teve como objetivo identificar o conhecimento dos clientes em relação às estratégias para a prevenção do câncer de próstata, expressas pela Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem; e verificar, junto a eles, a realização dos exames preventivos. Trata-se de estudo exploratório, descritivo realizado com 61 pacientes no pós-atendimento multiprofissional, de unidade de saúde do município do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados, através de formulários, após as consultas, entre março a maio de 2013. A tabulação e organização dos dados foram definidas com o suporte do programa Microsoft Office Excel 2010. Os resultados demonstraram que há um número significativo (8/13,1%) de entrevistados que não tem conhecimento dos métodos preventivos preconizados pelo Ministério da Saúde e se priva da realização de exames específicos (22/36%) para o diagnóstico do câncer de próstata. Conclui-se que os homens necessitam de maiores esclarecimentos relacionados às práticas preventivas dessa doença.
ABSTRACT
This study aimed at [1] identifying customers’ awareness of prevention strategies against prostate cancer, provided for in the National Policy for Full Attention to Men’s Health; and [2] assessing customers’ performance of preventive screenings. This is an exploratory, descriptive study conducted with 61 patients at multi wrap- health facility in the city of Rio de Janeiro, RJ, Brazil. Data were collected through forms after visits, from March to May 2013. Tables and data organization were defined on the basis of the 2010 version of Microsoft Office Excel program. Results showed a significant number of respondents (8/13, 1 %) were not aware of prevention methods recommended by the Ministry of Health and refrains from performing specific diagnosis tests (22/ 36%) for prostate cancer. Conclusions show men need additional clarification on preventive practices against prostate cancer.
RESUMEN
Este estudio tuvo como objetivo identificar el conocimiento de los clientes en relación a las estrategias para la prevención del cáncer de próstata , expresadas por la Política Nacional de Atención Integral a la Salud de los Hombres , y comprobar, con ellos, la realización de exámenes preventivos . Se trata de un estudio exploratorio , descriptivo realizado con 61 pacientes después de atendidos en unidad de salud de la ciudad de Río de Janeiro-Brasil. Los datos fueron recogidos a través de formularios, después de consultas, entre 3 de marzo hasta mayo de 2013 . La tabulación y organización de los datos se definieron con el apoyo del programa de Microsoft Office Excel 2010 . Los resultados mostraron que un número significativo (8 /13, 1 % ) de los encuestados que no tienen conocimiento de los métodos de prevención recomendados por el Ministerio de Salud y se abstiene de realizar pruebas específicas (22/ 36%) para el diagnóstico de cáncer próstata . Se concluye que los hombres necesitan de una mayor aclaración relacionada con las prácticas preventivas de esa enfermedad.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).