PROJETO BROCANTES

A PRODUÇÃO DE UM REPOSITÓRIO DIGITAL PÚBLICO PARA A PESQUISA DE ARQUIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2024.85895

Palavras-chave:

arquivo, documentos escolares, repositório digital

Resumo

A pesquisa arquivística Palavras e Coisas da Escola iniciou em 2022, com aprovação do CNPq. Criado por um grupo de pesquisadores, bolsistas e voluntários do Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço e Movimento (CEM) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, o projeto pretende produzir um arquivo digital público de documentos escolares, reunindo materiais como boletins, pareceres, cartas, desenhos, bilhetes, agendas, ofícios, circulares, entre outros documentos, produzidos desde o início do século XX. Esses registros são recolhidos por meio de “brocantes” e/ou doações online. Baseado na ideia de arquivo de Michel Foucault, o qual pode ser compreendido como um sistema de ordenação de discursos e práticas, o plano inclui sete etapas: recolha, digitalização, catalogação, investigação, redação de artigos, desenvolvimento do repositório digital, realização de oficinas e organização de exposição. Até o momento, 13 brocantes ocorreram no Rio Grande do Sul, sendo recolhidos, digitalizados e categorizados aproximadamente 1.200 documentos. Neste artigo, buscamos dar foco ao processo de criação do repositório digital. Desenvolvido em parceria com uma equipe técnica, a criação do repositório digital tem como objetivo simplificar a operação e o progresso do projeto. Utilizando Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), é possível coletar os documentos e acessá-los de maneira eficiente. O texto ressalta a relevância dos metadados e da integração de TIC na pesquisa e preservação de documentos escolares, apresentando um modelo que pode ser utilizado em outros projetos de arquivo a fim de publicizar as fontes de dados para outras pesquisas. 

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Biografia do Autor

Angelica Vier Munhoz, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica, PUCRS (1987); Mestrado (2003) e Doutorado (2009) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio doutoral (Capes) na Université Paris VIII (Vincennes Saint Denis), Departements de Arts, Philosophie et Esthétique, Pós-doutorado na USP. Atualmente é professora Titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates atuando nos cursos de graduação em Pedagogia e Psicologia e no Programa de Pós-graduação - Mestrado e Doutorado em Ensino e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas. É líder do Grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/Univates/CNPq) e integra o Grupo de pesquisa Escrileituras da diferença em Filosofia-educação (UFRGS/CNPq. Atua na área de educação com ênfase em currículo, aprendizagem, corpo e Filosofia da diferença

Lucas George Wendt, Universidade do Vale do Taquari Univates

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCIN da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Especialista em Comunicação Institucional pela Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul - Fadergs (2021); Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Caxias de Sul - UCS (2021); e Bacharel em Jornalismo pela Universidade do Vale do Taquari - Univates (2017). Atuo nos seguintes grupos de pesquisa DataLab: Laboratório de Dados, Métricas Institucionais e Reprodutibilidade Científica (CNPq/UFRGS); Grupo de pesquisa História Evolutiva dos Vertebrados (CNPq/UFRGS); LabCI: Laboratório Aberto Contexto e Informação (CNPq/Unir); Grupo de pesquisa GADH: Gestão de Acervos e Direitos Humanos (CNPq/UFRGS) e no Necit: Núcleo de Estudos em Ciência, Inovação e Tecnologia (CNPq/UFRGS). Sou secretário eleito para a diretoria da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência - RedeComCiência (Gestão 2023/2024). Também sou revisor do projeto Jovens Cientistas Brasil: Jornal Científico. Profissionalmente ocupo o cargo de assessor de imprensa na Univates e sou fundador do portal de notícias especializadas em ciência e cultura Notícia dos Vales (www.noticiadosvales.com). Tenho experiência em Comunicação (Jornalismo, Fotografia); Informação (Biblioteconomia, Ciência da Informação, Cientometria, Comunicação Científica, Estudos Métricos da Informação); e Ciência (Divulgação Científica, História da Ciência); além de interesse em Cultura (Museologia, Patrimônio); e Geociências (Paleontologia). 

Ivan Prá, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul-IFRS

Doutorando em Ensino, pela UNIVATES(2023-atual); Mestre em Ensino, pela UNIVATES(2021-2022) - Bolsista Modalidade II - Taxa - Prosuc/CAPES - Grupo de Pesquisa Currículo Espaço Movimento (CEM/CNPq); Licenciado no Programa Especial de Formação de Professores para os Componentes Curriculares da Educação Profissional, pelo IFRS-Campus Bento(2009-2010); Especialista em Gerenciamento e Segurança de Redes de Computadores, pela UCS(2006-2008); Graduado em Processamento de Dados, pela UCS(1999-2002); Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul-IFRS no Campus Bento Gonçalves (2008-2010 e 2017-atual); Coordenador do NEaD(Núcleo de Educação a Distância) do Campus Bento(2018-atual).  No IFRS-Campus Feliz fui professor (2008-2017) e Coordenador / Diretor de Administração(2010-2015).  Anteriormente atuei como instrutor, analista de suporte e gestor de TI.

Referências

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

MUNHOZ, Angelica Vier; WENDT, Lucas George; PRÁ, Ivan. PROJETO BROCANTES: A PRODUÇÃO DE UM REPOSITÓRIO DIGITAL PÚBLICO PARA A PESQUISA DE ARQUIVO. e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 13, n. 32, 2024. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2024.85895. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/85895. Acesso em: 18 fev. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS

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