PROJETO BROCANTES
A PRODUÇÃO DE UM REPOSITÓRIO DIGITAL PÚBLICO PARA A PESQUISA DE ARQUIVO
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2024.85895Palavras-chave:
arquivo, documentos escolares, repositório digitalResumo
A pesquisa arquivística Palavras e Coisas da Escola iniciou em 2022, com aprovação do CNPq. Criado por um grupo de pesquisadores, bolsistas e voluntários do Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço e Movimento (CEM) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, o projeto pretende produzir um arquivo digital público de documentos escolares, reunindo materiais como boletins, pareceres, cartas, desenhos, bilhetes, agendas, ofícios, circulares, entre outros documentos, produzidos desde o início do século XX. Esses registros são recolhidos por meio de “brocantes” e/ou doações online. Baseado na ideia de arquivo de Michel Foucault, o qual pode ser compreendido como um sistema de ordenação de discursos e práticas, o plano inclui sete etapas: recolha, digitalização, catalogação, investigação, redação de artigos, desenvolvimento do repositório digital, realização de oficinas e organização de exposição. Até o momento, 13 brocantes ocorreram no Rio Grande do Sul, sendo recolhidos, digitalizados e categorizados aproximadamente 1.200 documentos. Neste artigo, buscamos dar foco ao processo de criação do repositório digital. Desenvolvido em parceria com uma equipe técnica, a criação do repositório digital tem como objetivo simplificar a operação e o progresso do projeto. Utilizando Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), é possível coletar os documentos e acessá-los de maneira eficiente. O texto ressalta a relevância dos metadados e da integração de TIC na pesquisa e preservação de documentos escolares, apresentando um modelo que pode ser utilizado em outros projetos de arquivo a fim de publicizar as fontes de dados para outras pesquisas.
Downloads
Referências
ALVES, Rachel Cristina Vesú. Metadados como elementos do processo de catalogação. 2010. 132 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2010. Disponível em https://repositorio.unesp.br/items/2e5fdcae-f7b8-4b8b-a6cf-e49cb96c7faf . Acessado em 01 de mai de 2024.
ANDRADE, Vivian Galdino. A experiência de criação de um repositório digital como fonte de pesquisa para a história da educação de Bananeiras. Revista de História e Historiografia da Educação, v. 1, n. 2, p. 266-284, 2017.
ARTIÈRES, Philippe. Monumento de papel: a propósito de novos usos sociais dos arquivos. In: SALOMON, Marlon (org). Saber dos arquivos. Goiânia: Ricochete, 2011.
BICA, Alessandro; MELONI, Reginaldo Alberto; AVILA, Virginia Pereira da Silva da. História Da Educação: Acervos, Repositórios E Centros De Memória. Momento-Diálogos em Educação, v. 33, n. 1, p. 19-23, 2024.
CONARQ - Conselho Nacional de Arquivos. Glossário Documentos Arquivísticos Digitais. 8º edição, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/conarq/pt-br/assuntos/camaras-tecnicas-setoriais-inativas/camara-tecnica-de-documentos-eletronicos-ctde/glosctde_2020_08_07.pdf . Acesso em: 23 abr. 2024.
FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3.ed. São Paulo, SP: Editora 34, 2010. Disponível em: https://mundonativodigital.files.wordpress.com/2016/03/cibercultura-pierre-levy.pdf. Acesso em: 23 abr. 2024.
MENEZES, Maria Cristina. Descrever os documentos, construir o inventário, preservar a cultura material escolar. Revista Brasileira de história da educação, v. 11, n. 01, p. 93-116, 2011.
MORENO, F. P., LEITE, F. C. L., & Arellano, M. Á. M. Acesso livre a publicações e repositórios digitais em ciência da informação no Brasil. Perspectivas Em Ciência Da Informação, Belo Horizonte,v.11, n.1, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-99362006000100007. Acesso em: 23 abr. 2024.
NETO, Wenceslau et al. Levantamento e catalogação de fontes primárias e secundárias para o estudo da história da educação brasileira e do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 76, n. 182/183, 1995.
ROCHA, C. L.; SILVA, M. da. Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Brasileiro. Acervo, Rio de Janeiro, v. 17, n. 2, 2004. Disponível em: https://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/164. Acesso em: 23 abr. 2024.
TAKAHASHI, T. (Org.). Sociedade da Informação no Brasil: o livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000. Disponível em https://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/434/1/Livro%20Verde.pdf. Acessado em 01 de mai de 2024.
SOUZA, Rosa Fátima de. Acervos digitais e preservação de fontes para a história da educação rural no Brasil. Revista Poíesis Pedagógica, v. 12, n. 2, p. 192-208, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.