ENSINO, APRENDIZAGEM E ARTE: RASTREAMENTOS DE UM ARQUIVO
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.44534Palavras-chave:
Grupo CEM, arquivo, ensino, aprendizagem, arte.Resumo
O presente artigo resulta de uma investigação realizada por bolsistas de iniciação científica (PIBIC/CNPq), do Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/Univates). O propósito foi mapear, arquivar e dar visibilidade à produção engendrada pela pesquisa, no período de 2013-2018, de modo a compreender os seus movimentos e articulações com o campo empírico. Para tal feito, operou-se com a noção de arquivo, a partir de Foucault (2008) e Derrida (2001), entre outros. Tomaram-se como descritores as palavras ensino, aprendizagem e arte, tendo em vista que essas noções percorreram os estudos e investigações do Grupo. Os procedimentos de arquivamento e arquivização foram considerados a partir de Aquino & Val (2018), com o objetivo de organizar os achados, ao mesmo tempo em que se revitalizam os materiais encontrados. Por fim, analisar tal arquivo não implicou interpretação de resultados conclusivos, mas oscilações, modulações que remetem a novas visibilidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.