NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS SOBRE PRÁTICAS REFLEXIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DO PROGRAMA PIBID (UEPG)
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.33356Palavras-chave:
Palavras-chave, Autobiografia, Língua Inglesa, Práticas reflexivas.Resumo
Resumo: Este artigo propõe discutir através das narrativas de professores em formação inicial e que participaram do programa PIBID, reflexões a respeito de suas práticas de ensino no que se refere as suas experiências, envolvendo o grau de importância do programa para suas formações; ocorrências de intermediações entre contexto prático e teórico e, por último, sobre qual o papel do professor reflexivo no contexto de ensino. Para este propósito, este estudo se baseia em pesquisadores como Perrenoud (2002), Schön (2000) e Zeichner (2008) que defendem a perspectiva do professor reflexivo para melhor atuar na docência. A intermediação da prática com a teoria é discutida por Pimenta (2002), Libâneo (2002) e Gimenez e Cristóvão (2004), que salientam que ela é indissociável e colabora na construção da autonomia do professor. Nos pautamos nas narrativas de duas acadêmicas do programa PIBID e verificou-se que ambas concordam com a relevância desse programa para suas experiências. Em relação à intermediação entre conhecimento teórico e prático, elas destacam a necessidade de incorporar esses conhecimentos para discussões que possam trazer maior autonomia na profissão.
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