NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS SOBRE PRÁTICAS REFLEXIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DO PROGRAMA PIBID (UEPG)

Autores

  • Isabel Cristina Vollet Marson Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná - Linha Estudos Linguísticos.
  • Clarita Gonçalves de Camargo Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Linha Estudos Linguísticos.

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.33356

Palavras-chave:

Palavras-chave, Autobiografia, Língua Inglesa, Práticas reflexivas.

Resumo

Resumo: Este artigo propõe discutir através das narrativas de professores em formação inicial e que participaram do programa PIBID, reflexões a respeito de suas práticas de ensino no que se refere as suas experiências, envolvendo o grau de importância do programa para suas formações; ocorrências de intermediações entre contexto prático e teórico e, por último, sobre qual o papel do professor reflexivo no contexto de ensino. Para este propósito, este estudo se baseia em pesquisadores como Perrenoud (2002), Schön (2000) e Zeichner (2008) que defendem a perspectiva do professor reflexivo para melhor atuar na docência. A intermediação da prática com a teoria é discutida por Pimenta (2002), Libâneo (2002) e Gimenez e Cristóvão (2004), que salientam que ela é indissociável e colabora na construção da autonomia do professor. Nos pautamos nas narrativas de duas acadêmicas do programa PIBID e verificou-se que ambas concordam com a relevância desse programa para suas experiências. Em relação à intermediação entre conhecimento teórico e prático, elas destacam a necessidade de incorporar esses conhecimentos para discussões que possam trazer maior autonomia na profissão.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Vollet Marson, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná - Linha Estudos Linguísticos.

Isabel Cristina Vollet Marson é Licenciada em Letras Português-Inglês pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001), Especialista em Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (2004) pela mesma universidade e Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2007). Atualmente, é Professora efetiva do Departamento de Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Seus interesses de pesquisa são na área de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, formação de professores, multiletramentos, multimodalidade, tecnologias de informação e comunicação, inglês como língua franca, ambientes virtuais de aprendizagem e educação a distância.

Clarita Gonçalves de Camargo, Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Linha Estudos Linguísticos.

Clarita Gonçalves de Camargo é Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisadora em Linguística Aplicada com temas relacionados ao ensino aprendizagem de Língua Inglesa, material didático e práticas docentes na formação do professor.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

MARSON, Isabel Cristina Vollet; CAMARGO, Clarita Gonçalves de. NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS SOBRE PRÁTICAS REFLEXIVAS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DO PROGRAMA PIBID (UEPG). e-Mosaicos, Rio de Janeiro, v. 7, n. 15, p. 180–197, 2018. DOI: 10.12957/e-mosaicos.2018.33356. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/e-mosaicos/article/view/33356. Acesso em: 3 jul. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS