ESCOLA E VIOLÊNCIA: A BUSCA POR UMA AMPLIAÇÃO DO TERMO VIOLÊNCIA ESCOLAR FRENTE A REALIDADE BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.41998Palavras-chave:
Violência, Violência Escolar, Sociabilidades Violentas, JuventudesResumo
Este texto propõe estabelecer algumas indagações a respeito da chamada violência escolar. Nele focalizamos alguns pontos que consideramos relevantes para o entendimento do conceito de violência escolar, seus aspectos constituintes, suas manifestações cotidianas e suas motivações. Para tanto, não estabeleceremos uma análise quantitativa ou que procure uma explicação fatalista deste processo. Nossa motivação não reside em entender as razões individuais da violência escolar, mas, perceber os fatores sistêmicos e simbólicos que tem interferido no atual processo de multiplicação dos casos de violência nas escolas brasileiras.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.