HISTÓRIA E MEMÓRIA DAS PRÁTICAS ALFABETIZADORAS NO CAp-UERJ
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2012.4380Resumen
DOI: 10.12957/e-mosaicos.2012.4380
Este trabalho é resultado do Projeto de Pesquisa “História e Memória da Alfabetização no CAp-UERJ e se encontra intimamente articulado a dois Grupos de Pesquisa cujo diálogo tem se estabelecido com bastante fertilidade para nós: “Formação em Diálogo: Narrativas de Professoras, Currículos e Culturas”, grupo de pesquisa vinculado ao Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) e ao “Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação: Memória e História das Escolas de São Gonçalo”, ligado à Faculdade de Formação de Professores.
A proposta de investigação “Memória e História da Alfabetização no CAp-UERJ” tem como objetivo o resgate da memória da história da instituição, o Instituto de Aplicação da UERJ, a partir do resgate de uma parte de sua história: a das práticas alfabetizadoras. O resgate das memórias e, portanto, das histórias dos sujeitos da escola cria um movimento de reconhecimento desses como principais narradores da própria história. A busca pela rememoração do vivido pelos sujeitos através da narrativa pode permitir a reflexão sobre a sua própria história e sobre a importância e necessidade de registrar e organizar os registros da história vivida e narrada. Nossa ação neste projeto tem por fim a organização de um espaço onde essa história possa ter lugar de existência: um lugar articulado ao Centro de Memória do CAp, já em processo de organização pela professora Leila Medeiros.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.