CONSIDERAÇÕES SOBRE O COTIDIANO EM UMA TURMA DE ACELERAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.29996Palavras-chave:
Acelera Brasil, Autonomia docente, Cotidiano escolar.Resumo
Este texto tem como objetivo compartilhar a experiência do grupo de pesquisa e extensão ConPAS – Conversas entre Professores: Alteridades e Singularidades – formado por docentes e graduandos de diversas licenciaturas, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A partir da vivência do grupo em uma escola municipal da cidade do Rio de Janeiro, o texto apresenta algumas considerações a partir de duas perspectivas: formação docente inicial e continuada; e práticas escolares cotidianas. Tais reflexões tratam do que foi experienciado pelo grupo durante o ano em que acompanhou uma turma do Programa Acelera Brasil, elaborado pelo Instituto Ayrton Senna. O texto propõe refletir acerca da falta de efetividade de um modelo de educação pautado na parceria público-privada e na centralidade do material didático, avaliando de que maneira essa conjuntura repercute na autonomia docente e nos sujeitos-alvo dessa política, os estudantes, reforçando a identidade do fracasso escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista e-Mosaicos Revista Multidisciplinar de Ensino, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Os direitos autorais de todos os trabalhos publicados na revista pertencem ao(s) seu(s) autor(es) e coautor(es), com o direito de primeira publicação cedido à e-Mosaicos.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.
Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.