CONSUMO ALIMENTAR CONFORME PIRÂMIDE PROPOSTA PARA PACIENTES SUBMETIDOS À CIRURGIA BARIÁTRICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2013.6348Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a adequação da frequência do consumo alimentar de acordo com pirâmide alimentar para pacientes submetidos a cirurgia bariátrica, com adaptações. Tratou-se de estudo transversal, de amostragem não aleatória por conveniência, no qual foram avaliados 39 pacientes, de ambos os gêneros, faixa etária média de 44,74 anos, submetidos a cirurgia bariátrica e assistidos pelo Sistema Único de Saúde, em nível ambulatorial, no Hospital Universitário de Sergipe. Foram selecionados para participar do estudo os pacientes que apresentavam, no mínimo, dois meses de pós-operatório em cirurgia bariátrica. O estudo confrontou as porções ingeridas pelos pacientes, obtidas pela média de, pelo menos, dois recordatórios de 24h em consultas consecutivas, com as porções recomendadas pela pirâmide alimentar proposta para pacientes em pós-operatório de cirurgia bariátrica. O estado nutricional dos pacientes no pós-operatório está distribuído desde eutrofia até obesidade grau III. O tempo médio de assistência no pré-operatório foi de 38,89 meses. Houve inadequação no consumo do grupo das carnes, ovos, leite e derivados e leguminosas; grupo das hortaliças e óleo vegetal e alimentos com alto teor de gorduras e açúcares; adequação no grupo das frutas e grupo dos cereais, raízes e tubérculos. A mudança de hábito alimentar é um processo contínuo e não se refere apenas ao ato cirúrgico. Assim, a construção do conhecimento do padrão alimentar dessa população no longo prazo é de extrema importância, para orientação e prevenção de carências nutricionais.
DOI 10.12957/demetra.2013.6348
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.